Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialogico-problematizadora: categorias de analise

Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques, Antônio Fernando Gouvea da Silva

Resumo


O texto traz uma proposta de categorias avaliativas nos processos formativos para docentes a partir dos principios freireanos, dialogicidade e problematização. Tem como referencia uma formação baseada nas etapas formuladas por Freire: Levantamento Preliminar, Analise das Situacoes Significativas, Escolha das Codificacoes, Dialogos Descodificadores e Redução Tematica. Prevista por Delizoicov e Freire, uma quinta etapa e incluida e usa os “tres momentos pedagogicos”. A analise foi construida a partir dos criterios: Concepcoes dos professores sobre o ensino de ciencias; Pesquisas qualitativas iniciais derivadas do estudo da realidade; Selecao de falas coletadas, proposicao dos temas/contratemas; Formulação das problematizacoes e indicação de conteúdos; Organização de atividades/aulas; e se referenciam nos estudos de Gouvea da Silva. O artigo traz tambem, indicacoes de encaminhamentos e reorientacoes a serem realizados por aqueles que desenvolverem formação na perspectiva freireana.


Palavras-chave


Formação Permanente de Professores; Avaliação de Processos na Formação Docente; Paulo Freire; Ensino de Ciencias

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601105

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