Educação Profissional e Tecnologica: analises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014

Anthone Mateus Magalhaes Afonso, Wania Regina Coutinho Gonzalez

Resumo


Esse artigo tem como objetivo analisar a concepcao de Educação Profissional e Tecnologica no Brasil em documentos recentes de grande importância nas definicoes das politicas públicas de ensino. E realizada uma analise documental compreendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei no 9.394/1996, os decretos no 2.208/1997 e no5.154/2004, a Lei no 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação no decenio 2014-2024, e os documentos final e referencia das Conferencias Nacionais de Educação de 2010 e 2014. Nesses documentos, foram encontrados e destacados alguns indicios de defesa de diferentes concepcoes de Educação Profissional e Tecnologica, e identificada uma grande importância conferida às Conferencias Nacionais de Educação na articulação e construção das politicas educacionais e do Plano Nacional de Educação vigente. 


Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnologica; PNE; CONAE; Trabalho e educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009

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