Dez escolas, dois padroes de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Medio do Estado do Ceara

Andre Haguette, Marcio Kleber Morais Pessoa, Eloisa Maia Vidal

Resumo


Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Medio da rede estadual do Estado do Ceara com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionarios e aplicação de um questionario numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente nao tinham. A partir dos resultados, foi construido um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais caracteristicas. Logo ficou evidenciado que existem dois padroes escolares mutuamente excludentes e irreconciliaveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-tipicas reveladoras da situação e susceptiveis de fornecer elementos para a elaboração de politicas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaco, e concentra-se na apresentação e discussao das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrao, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusao levanta questionamentos provocados pela pesquisa.


Palavras-chave


Ensino Médio público; Motivação dos alunos; Clima escolar; Politicas educacionais; Desigualdade escolar

Referências


ABRUCIO, L. F. Gestao escolar e qualidade da educacao: um estudo sobre dez escolas paulistas. Estudos & Pesquisas Educacionais, Sao Paulo, n. 1, p. 241-74, maio 2010.

BARBER, M.; MOURSHED, M. How the world´s best performing schools come out on top. London: Mckinsey and Company, 2007.

BRAGA, M. M. S. C. Pratica pedagogica docente-discente: tracos da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula. Recife: Editora UFPE, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP. Desempenho dos alunos na Prova Brasil: diversos caminhos para o sucesso educacional nas redes municipais de ensino. Brasilia, DF, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP. Tallis: pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem: relatorio nacional. Brasilia, DF, 2014. Disponivel em:

BRASIL. Ministerio da Educacao, Conselho Nacional de Educacao, Câmara de Educacao Basica. Resolucao CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Medio. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, secao 1, p. 20, 31 jan 2012.

BRASLAVSKY, C. Dez fatores para uma educacao de qualidade para todos no seculo XXI. Sao Paulo: Moderna, 2005.

CEARA. Lei complementar Nº 22, de 24 de julho de 2000. Dispoe sobre a Contratacao de Docentes, por tempo determinado, para atender necessidade temporaria de excepcional interesse público nas Escolas Estaduais. Disponivel em:

CUNHA, M. B.; COSTA, M. O clima escolar de escolas de alto e baixo prestigio. In: REUNIAO DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO, 32., 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educacao, novas regulacoes, 2009.

DURKHEIM, E. Regras do metodo sociologico. 6. ed. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

ERNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metropole e a vizinhanca vulneravel. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 42 n. 146, p. 640-66, maio/ago. 2012. doi:10.1590/S0100-15742012000200016

MCKINSEY & COMPANY. Educacao: como um sistema escolar de baixo desempenho pode evoluir para tornar-se bom? E como um sistema de bom desempenho pode atingir o nivel de excelencia? London, 2007. Disponivel em:

MERTON, R. K. Sociologia: teoria e estrutura. Sao Paulo: Mestre Jou, 1968.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. PISA 2012 results in focus: what 15-years-old know and what they can do with what they know. 2014. Disponivel em:

PESSOA, M. K. M. A influencia dos servicos educacionais no desempenho escolar de alunos de escolas públicas e privadas do estado do Ceara: o caso da Fundacao Bradesco e do Liceu Vila Velha. 2009. (Monografia de graduacao) – Faculdade de Ciencias Sociais, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza.

RACZYNSKI V., D.; MUNOZ S., G. Factores que desafiam los buenos resultados educativos de escolas em sectores de pobrea. In: CUENTO, S. (Ed.). Educacion y brechas de equidade en America Latina. Santiago: Preal, 2006. Tomo 2, p. 275-352.

SOARES, J. F. et al. Exclusao intraescolar nas escolas públicas brasileiras: um estudo com dados da Prova Brasil 2005, 2007 e 2009. Brasilia, DF: Unesco, 2012. (Serie Debates ED, n. 4).

VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Educacao e territorio: contribuicoes para o debate na regiao do Macico do Baturite, Ceara.. Fortaleza: LiberLivro, 2014. V. 1.

XAVIER, F. P.; ALVES. M. T. G. A composicao social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, v. 26, n. 61, p. 216-43, jan./abr. 2015. doi:10.18222/eae266102933

WEBER, M. Resultat: confucionisme et puritanisme. In: WEBER, M. Confucianisme et taoisme. Paris: Gallimard, 2000. (Bibliothèques des sciences humaines). p. 310-11.

WEINSTEIN, J.; MUNOZ, G. Cuando los atribuciones no bastan: liderazgo directivo y gestion pública o privada de escuelas en Chile. In WEINSTEIN, J.; MUNOZ, G. Que sabemos sobre los diretores de escuelas em Chile?Santiago: Fundacion Chile, Pontificia Universidad Catolica de Chile, 2012. p. 55-79.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank