Dez escolas, dois padroes de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Medio do Estado do Ceara

Andre Haguette, Marcio Kleber Morais Pessoa, Eloisa Maia Vidal

Resumo


Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Medio da rede estadual do Estado do Ceara com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionarios e aplicação de um questionario numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente nao tinham. A partir dos resultados, foi construido um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais caracteristicas. Logo ficou evidenciado que existem dois padroes escolares mutuamente excludentes e irreconciliaveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-tipicas reveladoras da situação e susceptiveis de fornecer elementos para a elaboração de politicas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaco, e concentra-se na apresentação e discussao das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrao, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusao levanta questionamentos provocados pela pesquisa.


Palavras-chave


Ensino Medio público; Motivação dos alunos; Clima escolar; Politicas educacionais; Desigualdade escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300005

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