Percurso na educação superior: o ProUni em foco
Resumo
O percurso na Educação Superior e o Programa Universidade para Todos (ProUni) correspondem a tematica deste artigo. A questao de pesquisa foi: Em que medida alguns fatores experienciados durante a universidade foram dificuldades no percurso academico entre egressos ProUni e nao ProUni? A abordagem foi quantitativa com objetivo explicativo. Foi usada estatistica descritiva e de inferencia na analise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 197 egressos da Educação Superior de uma Instituicao Comunitaria do Sul do Brasil que ingressaram em 2005, dos quais 57 eram bolsistas ProUni e 140 nao bolsistas ProUni. Os resultados indicam que o maior percentual de egressos que trabalharam durante a graduação foi de nao bolsistas. O T-test foi realizado apos a criação das escalas para os fatores externos (p = 0,19) e internos (p = 0,66), indicando que em ambos os fatores nao houve diferenca estatisticamente significativa entre ter sido bolsista ProUni ou nao e as dificuldades apresentadas no percurso academico. Os resultados sinalizam a necessidade de estudos envolvendo o conjunto de egressos da Educação Superior de modo a melhor identificar as dificuldades enfrentadas por ambos os grupos de alunos no contexto academico.
Palavras-chave
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