A mao invisivel e o ensino superior latinoamericano?

Claudio de Moura Castro, Juan Carlos Navarro

Resumo


O ensaio discute os pontos fortes e as fragilidades do ensino superior privado na America Latina, defendendo a posicao de que tem um papel importante. Os números sugerem que lucro e qualidade academica nao estao correlacionados. No que tange à regulação, defende a posicao de que nem liberalidade total e nem controles pesados produzem os resultados esperados. O que as instituicoes pequenas e modestas precisam e de apoio público para oferecer uma qualidade correta e inovar nos cursos menos tradicionais, como os tecnologos. De fato, precisam de ajuda para montar os cursos, preparar materiais educativos e treinar os professores.


Palavras-chave


Público; Privado; Educação superior; Universidade; Educação pos-secundaria; Diversificação; Educação tecnica; Lucro; Qualidade; Regulação; Acreditação; Autorização; Treinamento de professores; Materiais de ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501055

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