Africa, Brasil e as transformacoes no ENEM: a Lei no 10.639/2003

Alvaro de Oliveira Senra, Marcio de Araújo Moreira, Celiana Maria dos Santos

Resumo


Este artigo tem como foco e busca analisar o impacto da Lei no 10.639/2003 na formulação de questoes do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM), no periodo compreendido entre os anos de 1998 e 2015. Desta forma, a pesquisa se situou na confluencia de duas iniciativas de politicas públicas de grande relevância no Brasil contemporâneo: a primeira, de natureza generalista, dizendo respeito ao processo de avaliação da educação escolar e do acesso de estudantes ao ensino superior, e a segunda iniciativa voltada ao reconhecimento da contribuicao dos negros africanos e de seus descendentes brasileiros à historia e à cultura nacionais.


Palavras-chave


Educação escolar; Politicas públicas; Lei no 10.639/2003; Exame Nacional do Ensino Medio

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501041

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