Transferencia de investimento na educação com base no custo livre: alguns dados de Portugal, Espanha, Grecia e Italia

Luisa Cerdeira, Belmiro Gil Cabrito, Maria Lourdes Machado-Taylor, Tomas Patrocinio

Resumo


Durante decadas, a educação tem sido perspectivada como um instrumento de mobilidade social e, tambem, como uma ferramenta ao servico do crescimento econômico e do desenvolvimento social. Ao longo dos últimos anos tem vindo a assistir-se a um movimento de diplomados altamente qualificados dos paises perifericos do sul da Europa para os paises mais desenvolvidos da UE e da OCDE. Neste artigo, analisamos a realidade de quatro paises: Portugal, Espanha, Grecia e Italia. A fim de analisar o impacto socioeconomico desta fuga de cerebros, sera introduzida uma estimativa utilizando as estatisticas da OCDE (2014) relativas aos custos públicos e privados para educar um aluno desde a escola primaria ate à conclusao do Ensino Superior. Apesar das diferencas entre as experiencias destes paises, nao ha dúvida de que estes paises tem vindo a “oferecer” trabalhadores altamente qualificados gratuitamente ou numa base de custo zero aos paises “importadores”.


Palavras-chave


Despesas públicas e privadas de educação; Ensino superior; Emigração altamente qualificada

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000400001

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