Diagnosticos da escolarização basica: um confronto de perspectivas

Alceu Ravanello Ferraro

Resumo


O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teoricas que vem marcando presenca em diagnosticos da escolarização basica: a do sucesso-fracasso escolar, a da inclusao-exclusao escolar, a da igualdade-desigualdade educacional e a do direito-divida educacional. O exame critico da produção cientifica internacional a partir da decada de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na Franca, sugere: a) que a antinomia fracasso-sucesso leva a diagnosticos equivocados da escolarização, por ter ou induzir a ter como pressuposto que cabe ao aluno ou aluna toda a responsabilidade pelo desempenho escolar; b) que o recurso à antinomia exclusao-inclusao escolar requer que se defina com clareza em que sentido se irao utilizar essas categorias e que se tenha presente que a solução para a exclusao e deixar de excluir e nao simplesmente incluir; c) por fim, que as perspectivas teoricas mais promissoras sao as da igualdade-desigualdade educacional e do direito-divida educacional, a primeira por ser expressao do principio da igualdade, e a segunda, por ter nesse principio o seu fundamento.


Palavras-chave


Escolarização basica; Diagnosticos; Perspectivas teoricas; Politica educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601005

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