A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Patricia de Faria Ferreira, Marcia Souza Fonseca

Resumo


O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos.


Palavras-chave


Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500901

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