As areas do conhecimento na pos-graduação stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014

Caroline Lievore, Claudia Tania Picinin, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi mensurar o crescimento das areas do conhecimento na pos-graduação nacional entre 1995 e 2014. Os dados foram coletados no Sistema de Informacoes Georreferenciadas da Capes (GeoCapes). Utilizaram-se como variaveis de estudo: (i) distribuicao de programas de pos-graduação por areas do conhecimento; (ii) distribuicao de docentes de pos-graduação; (iii) distribuicao de discentes e (iv) investimentos em bolsas e fomento. Os resultados apontaram que as areas do conhecimento que apresentaram o maior número de programas de pos-graduação foram a Interdisciplinar, as de Ciencias Agrarias e a de Educação. As areas com maior crescimento percentual foram as de Ensino, Biodiversidade e Interdisciplinar. Areas como Medicina III e Ciencias Biologicas tiveram o número de programas reduzidos. Filosofia, Astronomia e Quimica apresentaram o maior número de docentes vinculados por programa de pos-graduação, no entanto, nao formaram o maior número de mestres e doutores.


Palavras-chave


Programas de pos-graduação; Areas do conhecimento; Docentes e discentes de pos-graduação

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100008

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