As areas do conhecimento na pos-graduação stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014

Caroline Lievore, Claudia Tania Picinin, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi mensurar o crescimento das areas do conhecimento na pos-graduação nacional entre 1995 e 2014. Os dados foram coletados no Sistema de Informacoes Georreferenciadas da Capes (GeoCapes). Utilizaram-se como variaveis de estudo: (i) distribuicao de programas de pos-graduação por areas do conhecimento; (ii) distribuicao de docentes de pos-graduação; (iii) distribuicao de discentes e (iv) investimentos em bolsas e fomento. Os resultados apontaram que as areas do conhecimento que apresentaram o maior número de programas de pos-graduação foram a Interdisciplinar, as de Ciencias Agrarias e a de Educação. As areas com maior crescimento percentual foram as de Ensino, Biodiversidade e Interdisciplinar. Areas como Medicina III e Ciencias Biologicas tiveram o número de programas reduzidos. Filosofia, Astronomia e Quimica apresentaram o maior número de docentes vinculados por programa de pos-graduação, no entanto, nao formaram o maior número de mestres e doutores.


Palavras-chave


Programas de pos-graduação; Areas do conhecimento; Docentes e discentes de pos-graduação

Referências


BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pos-graduacao no Brasil: novos desafios para uma politica bem-sucedida. Os desafios da educacao no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, p. 285-314, 2005.

BOMENY, Helena. Newton Sucupira e os rumos da educacao superior. (Serie Paralelo15). Brasilia: Paralelo 15, CAPES, 2001.128p.

BARRETO, Francisco Cesar Sa; BORGES, Mario Neto. Novas politicas de apoio à pos-graduacao: o caso FAPEMIG-CAPES. Ensaio - Avaliacao e Politicas Públicas em Educacao, p. 599-612, 2009.

BRASIL, Senado Federal. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educacao, Brasilia, v. 16, n. 30, p. 162-173, 2005.

BRASIL. Ministerio da Educacao. Fundacao Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Portaria nº 080, de 16 de dezembro de 1998. Dispoe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e da outras providencias.1998.

_______ Ministerio da Educacao. Fundacao Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Resolucao nº 05, de 11 de Dezembro de 2014. Avaliacao do Sistema Nacional de Pos-Graduacao (SNPG), 2014.

_______ Ministerio da Educacao. Conselho Nacional de Educacao. Resolucao nº 3, de 14 de Outubro de 2010. Regulamenta o Art. 52 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dispoe sobre normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de universidades do Sistema Federal de Ensino – BRASIL, 2010a.

______. Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. V Plano Nacional de Pos-Graduacao (PNPG) 2005-2010. Brasilia: BRASIL, 2005b.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. VI Plano Nacional de Pos-Graduacao (PNPG) 2011-2020. Brasilia, DF, 2010b.

_______ Ministerio da Educacao. Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais. REUNI, 2015 Disponivel em: < http://reuni.mec.gov.br/expansao>. Acesso em 06 set. 2015. 2015c.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. CAPES, 2015. Disponivel em: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao >. Acesso em 30 nov. 2015d.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Ensino. 2013. Disponivel em: < http://ppgect.ufsc.br/files/2013/09/Documento-de-Area-Ensino-Trienal-2013.pdf >. Acesso em 07 set. 2015.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Filosofia, 2013. Disponivel em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Filosofia_Teologia_doc_area_e_comiss%C3%A3o.pdf >. Acesso em 07 de ago. 2015.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Biodiversidade. 2013. Disponivel em: < www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Biodiversidade_doc_area_e_comissao_block.pdff >. Acesso em 08 set. 2015.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Administracao, Ciencias Contabeis e Turismo. 2013. Disponivel em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Administra%C3%A7%C3%A3o_doc_area_e_comiss%C3%A3o_16out.pdf >. Acesso em 08 set. 2015

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Medicina III. 2013. Disponivel em: . Acesso em 08 set. 2015.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Ciencias Biologicas I. 2013. Disponivel em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ciencias_Biologicas_I_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf>. Acesso em 08 set. 2015.

_______ Ministerio da Educacao. Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior. Diretoria de Avaliacao. Documento de Area – Interdisciplinar, 2013. Disponivel em < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Interdisciplinar_doc_area_e_comiss%C3%A3o_ATT27SET.pdf >. Acesso em 06 de out. 2015.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto; PACHECO, Jose Augusto. As politicas de formacao de pesquisadores: analise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pos-graduacao. Ensaio, 2009.

GEOCAPES. Sistema de Georreferencias da Capes. CAPES, 2009. Disponivel em: . Acesso em 08 set. de 2015.

HOSTINS, Regina Celia Linhares. Os Planos Nacionais de Pos-graduacao (PNPG) e suas repercussoes na Pos-graduacao brasileira. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 133-160, 2006.

LEITE, Marcelo. Em 20 anos, pais vai de 24º a 13º em ranking de pesquisa. Folha de Sao Paulo, 2014. Disponivel em: < http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1541834-em-20-anos-pais-vai-de-24-a-13-em-ranking-de-pesquisa.shtml>. Acesso em 11 de out. 2015.

OLIVEIRA MORITZ, Gilberto et al. A Pos-Graduacao brasileira: evolucao e principais desafios no ambiente de cenarios prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 03-34, 2013.

UNESCO, 2010. Relatorio Unesco sobre Ciencia – 2010. Resumo Executivo. Disponivel em; http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001898/189883por.pdf. Acesso em 12 ago. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank