Formação docente e ensino de politica educacional em instituicoes de educação superior do Rio de Janeiro

Laelia Portela Moreira, Jorge Atilio Silva Iulianelli

Resumo


O ensino de politica educacional a futuros educadores e um desafio exigente, conquanto as práticas docentes, embora influenciadas diretamente pelas politicas educativas, nem sempre sao percebidas como orientadas pelas mesmas. A inclusao dessa disciplina na formação inicial de professores, para alem de sua participação como executores permitiria seu envolvimento como cidadãos ativos em sua formulação e controle. A analise de ementas dessa disciplina permite observar como o duplo papel que se exige dos docentes e construido. O trabalho inicia-se com uma breve discussao sobre a constituicao do campo da politica educacional, com base no trabalho de alguns autores que tem se ocupado de definir o campo e seus objetos. Em seguida, procede-se à analise do conteúdo das ementas, bem como da bibliografia. As conclusoes indicam que o papel da disciplina e mais informativo do que formativo.


Palavras-chave


Politica educacional; Formação docente; Ensino de politica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857

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