Analise dos determinantes de eficiencia educacional do estado do Ceara

Maria Cristina Nogueira Gramani

Resumo


O Estado do Ceara vem apresentando melhorias significativas no setor da educação desde 2007, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde ja superou as metas de avaliação da educação estabelecidas pelo governo. Nesse sentido, este artigo busca identificar os determinantes de eficiencia que levaram este Estado a melhorar seu desempenho educacional, considerando alem de variaveis ligadas diretamente à educação tambem variaveis socioeconômicas, que exercem grande influencia nesse setor. Os resultados mostram claramente a existencia de clusters de municipios considerados benchmarking que geograficamente coincidem com as localizacoes dos tres campi do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceara. As variaveis renda, gasto per capita e educação materna se mostraram como determinantes de eficiencia dos municipios cearenses, mas a variavel relacionada ao acesso a esgoto sanitario se mostra um forte determinante de ineficiencia, principalmente para os municipios menos favorecidos.


Palavras-chave


Educação basica; Qualidade de ensino; Eficiencia

Referências


AHN, T.; CHARNES, A.; COOPER, W. Some statistical and DEA evaluations of relative efficiencies of public and private institutions of higher learning. Socio-Economic Planning Sciences, vol. 22, n. 6, p. 259-269, 1988.

BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W.W. Some models for estimating technical and scale efficiencies in Data Envelopment Analysis. Management Science, vol. 30, p. 1078-1092, 1984.

BARBOSA, S.G.; WILHEM, V.E. Avaliacao do desempenho das escolas públicas por meio de Data Envelopment Analysis. Acta Scientiarum. Technology Maringa, vol. 31, n. 1, p. 71-79, 2009.

BARROS, C. de M. P., FREIRE, J. C. A responsabilidade social universitaria na perspectiva do Sinaes: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceara - Campus de Sobral. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, vol.19, n.73, p.891-920, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Vencendo o desafio da aprendizagem nas series iniciais: a experiencia de Sobral/CE. Brasilia. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, 2005.

CALDERON, A. I., RAQUEL, B. M. G. and CABRAL, E. S. O Premio Escola nota 10: meritocracia e cooperacao para a melhoria do desempenho escolar. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, vol.23, n.87, p.517-540, 2015.

CAMPOS, M. M. A qualidade da educacao em debate. Cadernos do observatorio: a educacao brasileira na decada de 90. Sao Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educacao, n. 2, p. 47-70, 2000.

CHARNES, A.; COOPER, W.W.; RHODES, E. Measuring efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, vol.1, p. 429-44, 1978.

CLIMACO, N.L. Acoes da Capes para a formacao e a valorizacao dos professores da educacao basica do Brasil . Revista de Pos-Graduacao, RBPG, vol. 9, n. 16, 2012.

Epoca. http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/05/como-bminas-geraisb-conseguiu-melhor-educacao-basica-do-pais.html

FACANHA, L.; REZENDE, M.; MARINHO, A. Brazilian federal universities: relative efficiency evaluation and data envelopment analysis. Revista Brasileira de Economia, vol. 51, n. 4, p. 489-508, 1997.

Fundo das Nacoes Unidas para a Infância. Caminhos do direito de aprender: boas praticas de 26 municipios que melhoraram a qualidade da educacao. Brasilia, 2010.

HU, Y.; ZHANG, Z.; LIANG, W. Efficiency of primary schools in Beijing, China: an evaluation by data envelopment analysis. International Journal of Educational Management, vol. 23, n. 1, p. 34-50, 2009.

JOHNES, G.; JOHNES, J. Measuring the Research Performance of UK Economics Departments: An Application of Data Envelopment Analysis. Oxford Economic Papers, New Series, vol. 45, n. 2, p. 332-347, 1993.

LIMA, A. Ciclo de avaliacao da educacao basica do Ceara: principais resultados. Est. Aval. Educ., Sao Paulo, v. 23, n. 53, p. 38-58, 2012.

MARINHO, A.; RESENDE, M.; FACANHA, L. Brazilian federal universities: relative efficiency evaluation and data envelopment analysis. Revista Brasileira de Economia, vol. 51, n. 4, p. 489-508, 1997.

MARTINS, R. D., LOTTA, G. S. Capital social e redes sociais como alternativa para analise de politicas públicas de educacao: o caso de Icapui-CE. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, vol.18, n. 69, p.846-860, 2010.

PEDROSO, M. M., CALMON, P. C. D. P., BANDEIRA, L. F. O uso de Analise Envoltoria de Dados para avaliacao da gestao do Programa Bolsa-Famila. Comunicacao em Ciencias da Saúde, Brasilia, v. 20, n. 1, p. 37-44, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500811

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank