A tecnocultura e a educação

Vera Rudge Werneck

Resumo


O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosofico-pedagogico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodologico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensao e de hierarquização de valores de modo proprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensao dos valores se de pela sensibilidade analisa o papel da midia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende entao, ser a hoje chamado multimidia uma instância de educação tendo como funcao nao apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as caracteristicas da multimidia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginario e o sentido de sua linguagem. Mostra que nao sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagogica da-se nao propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que sao apresentados. Aborda ainda a questao da censura e da etica na produção da midia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela etica.

Palavras-chave


Tecnocultura; Cultura; Midia; Educação; Etica

Texto completo:

Educ@

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank