Praticas de lideranca para a aprendizagem na America Latina

Denise Vaillant, Eduardo Rodriguez Zidan

Resumo


Os sistemas educacionais latino-americanos sofreram transformacoes importantes nas últimas decadas. No entanto, isto pouco incidiu nos resultados de aprendizagens devido, entre outros fatores, ao papel dos diretores.  Tudo indica que os resultados de aprendizagem melhoram onde ha lideranca pedagogica e onde existe orientação e intervencao dos diretores no desenho curricular a ser aplicado. Este artigo se baseia no Relatorio 2012 para os oito paises da America Latina que participaram do ProgramaInternacional de Avaliação de Estudantes ou Relatorio PISA. Sao analisadas, em particular, as opinioes dos diretores com relação à dimensao "curriculum, politicas e práticas escolares". Os resultados demonstram uma realidade diversa e heterogenea em relação às práticas de lideranca nos paises em questao. Dos principais resultados do estudo corresponde salientar que em muitos paises os diretores nao baseiam suas práticas em uma formulação precisa e por escrito de padroes para a melhoria da aprendizagem. Alem disso, tudo indica que a promocao de confianca e autoconfianca nos professores por parte dos diretores e excepcional. Uma percentagem importante de diretores nao utiliza a pesquisa na adocao de decisoes.


Palavras-chave


Lideranca pedagogica; America Latina; PISA 2012; Diretores

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000200001

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