Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?

Candido Alberto da Costa Gomes

Resumo


Este trabalho e uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanco das experiencias de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiencias tem contribuido para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrario, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teoricos e metodologicos. Os resultados mostram que diferentes experiencias de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaca da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitorio, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistencias quanto mais tentam modificar os codigos educacionais. As pesquisas de maior porte nao encontram evidencias de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas tambem nao apresentam indicacoes de que a mesma o eleve. As experiencias internacionais mostram que os paises onde a promocao automatica e adotada, o aluno e cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressao cultural. As conclusoes indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiencia e a redução dos custos, por meio da correcao do fluxo discente, mantendo baixos niveis de qualidade e eqüidade.

Palavras-chave


Ensino fundamental. Repetencia; Ciclos; Aceleração da aprendizagem; Progressao continuada; Democratização da educação; Educação comparada

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000100002

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