Politicas de ampliação da jornada escolar para o Ensino Medio no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o conhecimento escolar

Roberto Rafael Dias da Silva

Resumo


O presente artigo objetiva fazer um mapeamento das estrategias politicas de constituicao do conhecimento escolar nas politicas de ampliação da jornada para o Ensino Medio no Estado do Rio Grande do Sul, considerando o cenario das politicas curriculares da última decada (2002-2012). Com essa intencao, o estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares, sobretudo aqueles vinculados à tradicao critica, seja por meio dos estudos sociologicos do conhecimento escolar, seja pelos estudos politicos sobre a instituicao escolar em sociedades neoliberais. Sob diferentes formatos, percebeu-se que a protecao social, o desenvolvimento econômico e a personalização dos percursos sao algumas das racionalidades politicas orientadoras das referidas politicas. Em comum nas diferentes politicas, podemos indicar a ausencia de uma concepcao do conhecimento escolar dimensionada em sua objetividade e, ao mesmo tempo, justificada pelo seu carater formativo. Os processos de selecao dos conhecimentos sao regidos por sistemas de raciocinio pedagogico produzidos de forma exogena aos processos escolares, direcionando-os para o atendimento de demandas sociais e econômicas

Palavras-chave


Politicas curriculares; Conhecimento escolar; Ensino Medio

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400004

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