As bases do pensamento do filosofo Alvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) e sua atuação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB)

Michelle Fernandes Lima

Resumo


Este artigo e parte integrante da Pesquisa de Doutorado, intitulada: “Atualidade do pensamento de Alvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) para o debate sobre a reforma universitaria”. Buscamos explicitar a formação e as bases do pensamento de Alvaro Borges Vieira Pinto, destacando a influencia catolica e integralista presente no inicio de sua atuação, bem como suas atividades no Departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), no periodo de 1955 a 1961. Nesse periodo, foi acontecendo seu afastamento dos principios catolicos e integralistas, e a crescente preocupação com a necessidade de um projeto nacional e tambem de universidade. Destacamos a influencia do integralismo e do catolicismo na sua formação, a sua atuação no departamento de Filosofia do ISEB e a sua preocupação com o desenvolvimento nacional.


Palavras-chave


Pensadores brasileiros; Alvaro Borges Vieira Pinto; Estudos brasileiros

Texto completo:

SciElo

Referências


ALENCAR, Chico et al. Historia da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Ao Livro Tecnico, 1996.

BERTONHA, Joao Fabio. Fascismo, nazismo, integralismo. Sao Paulo: Editora Atica, 2000.

BRASIL, MEC. Decreto n.37.608, de 14 de julho de 1955. In: FUNDOS E CAMPANHAS EDUCACIONAIS (Coletânea de Atos Oficiais). Volume 1. Departamento Nacional de Educacao, 1959.

CORTES, Norma. Esperanca e Democracia: As ideias de Alvaro Vieira Pinto. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.

CRUZ, Natalia dos Reis. O dialogo entre o moderno e o antimoderno no discurso da Acao Integralista Brasileira. Revista Estudos Ibero-Americanos: Rio Grande do Sul, PUC, V.37, n.02, p. 196-214, jul./dez, 2011.

FAVERO, Maria de Lourdes de A. Anisio Teixeira e a UDF: Que licoes nos oferecem? Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educacao. v.17, n.1, 2001.

FREITAS, Marcos Cesar. Alvaro Vieira Pinto: a personagem historica e sua trama. Sao Paulo: Ed. Cortez, 1998.

FREITAS, Marcos Cesar. Economia e Educacao: a contribuicao de Alvaro Vieira Pinto para o estudo historico da tecnologia. Revista Brasileira de Educacao. V.11. n.31. jan./abr., 2006. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a07v11n31.pdf. Data de acesso: fevereiro de 2012.

JAGUARIBE, Helio. ISEB - Um breve depoimento e uma reapreciacao critica. Cadernos de opiniao. Rio de Janeiro, v.14. p.94-110, out/nov. de 1979.

JAGUARIBE, Helio. O ISEB e o desenvolvimento nacional. In:

TOLEDO, Caio Navarro (Org.). Intelectuais e politica no Brasil. A experiencia do ISEB. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2005.

KONDER, Leandro. Consciencia e Realidade Nacional – Alvaro Vieira Pinto. Revista Estudos Sociais, 12: 504-509, 1962.

KONDER, Leandro. Historia das Ideias Socialistas no Brasil. Sao Paulo: Editora Expressao Popular, 2003.

LEBRUN, Gerard. A “realidade nacional” e seus equivocos. In:

TOLEDO, Caio Navarro (Org.). Intelectuais e politica no Brasil. A experiencia do ISEB. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2005.

MARTINI, Renato. Alvaro Vieira Pinto: massas, nacionalismo e cultura na realidade social. Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara – Sociologia. Biblioteca Depositaria: Faculdade de Ciencias e Letras, 2008.

NEVES, Lucilia Almeida de. Trabalhadores na crise do populismo: utopia e reformismo. In: TOLEDO, Caio Navarro (Org.). 1964 Visoes criticas do golpe: Democracia e Reformas no Populismo. Sao Paulo: Ed. Unicamp, 1997

ODALIA, Nilo. O Brasil nas relacoes internacionais. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. Sao Paulo: Ed. Difusao Editorial, 1981.

RODRIGO, Ligia Maria. O nacionalismo no pensamento filosofico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil. Petropolis. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1988.

SAVIANI, Dermeval. Verbete: Alvaro Borges Vieira Pinto. IN: FAVERO, Maria de Lourdes Albuquerque e BRITTO, Jader Medeiros de. Dicionario de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MEC: Inep, 1999.

SODRE, Nelson Werneck. Historia do ISEB. Revista Temas de ciencias humanas. Vol. 1: Sao Paulo, 1977.

TOLEDO, Caio Navarro. A Modernidade democratica da esquerda: adeus à revolucao? In: Critica Marxista, v. 1, n. 1, 1994, p. 27 – 37

TOLEDO, Caio Navarro. ISEB: Fabrica de Ideologias. Sao Paulo: Editora Atica, 1978.

TOLEDO, Caio Navarro. Intelectuais do ISEB, Esquerda e Marxismo. In: MORAES, Joao Quartim (Org.). Historia do Marxismo no Brasil: Teorias e interpretacoes. Campinas: Editora Unicamp. 2007.

PINTO, Alvaro Borges Vieira. Consciencia e realidade nacional: a consciencia ingenua. Rio de Janeiro: ISEB, 1960 (Volume 1).

______. Consciencia e realidade nacional: a consciencia critica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960 (Volume 2).

______. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1956.

______. Sete licoes sobre educacao de adultos. Sao Paulo: Cortez, 1985.

VILACA, Antônio Carlos. I.S.E.B. Revista Vozes: ano. 53, dezembro de 1959.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank