Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa

Vera Rudge Werneck

Resumo


O trabalho enfatiza a necessidade da precisao dos termos utilizados na constituicao dos saberes para a melhor avaliação da aprendizagem, focalizando, em especial, as nocoes de construção do conhecimento, e de conhecimento. Reflete, em seguida, sobre o chamado construtivismo e sobre o papel das instituicoes de ensino quanto aos objetivos do ensino e da pesquisa. Procura demonstrar serem o ensinar e o aprender incumbencias da escola enquanto que o fazer ciencia e tarefa da comunidade cientifica, e que, um procedimento nao se opoe ao outro. Ambos se complementam embora sejam distintos e com caracteristicas proprias. O docente deve buscar excelencia no ensino, assim como o pesquisador, na pesquisa. Considera como ensino nao apenas a transmissao do ja conhecido, mas o processo que leva à capacidade de observação e de reflexão critica. O bom ensino que deve ocorrer nao como um armazenamento de informações, mas como formação de referenciais e desenvolvimento da capacidade de avaliação, o que vai ser fundamental para a produção cientifica e tecnologica. Mostra ainda serem exigencias da pesquisa cientifica, metodologia adequada, originalidade, dedicação e investimento financeiro. Chega entao à conclusao de que o processo da aprendizagem nao se confunde com o da produção cientifica mas que deve antecede-lo necessariamente.

 


Palavras-chave


Construção do conhecimento; Construtivismo; Ensino; Aprendizagem; Pesquisa

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