Como esta a educação no Brasil? O que fazer?

Ruben Klein

Resumo


O artigo mostra como esta a educação brasileira em termos de atendimento, fluxo escolar e qualidade de ensino. O acesso ao Ensino Fundamental esta universalizado, mas nao sua conclusao. As taxas de repetencia e evasao deixaram de cair nos últimos anos e estao subindo no Ensino Medio. A expansao do Ensino Medio parou. Dessa maneira nao e possivel universalizar a conclusao do Ensino Fundamental e do Medio. O artigo mostra tambem que a qualidade de ensino em Matematica no Brasil e muito ruim, com um julgamento do que seriam os niveis basicos e satisfatorios da escala de proficiencia do SAEB para as 4a e 8a series do EF e para a 3a serie do EM. Os percentuais de alunos acima dos niveis satisfatorios sao muito baixos e decrescem com a serie. O artigo sugere metas desejaveis para o fluxo escolar e para o desempenho dos alunos. Finalmente o artigo sugere algumas acoes que se acredita, terao efeito positivo sobre o fluxo e desempenho dos alunos.


Palavras-chave


Fluxo escolar; Universalização da conclusao do ensino fundamental; Qualidade de ensino; Metas desejaveis

Referências


ELLIOT, L.G.; FONTANIVE, N. S.; KLEIN, R. A capacitacao de professores em avaliacao em sala de aula: um esboco de ideias e estrategias. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v.11, n. 39, p. 141-152, abr./jun. 2003.

FONTANIVE, N. S.; KLEIN, R. Uma visao sobre o Sistema de Avaliacao da Educação Basica do Brasil (SAEB). Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 8, n. 29, p. 409-442, out./dez. 2000.

FUNDACAO CESGRANRIO. Fatores associados ao desempenho em lingua portuguesa e matematica: a evidencia do SAEB 2003: relatorio tecnico. Rio de Janeiro, [2003a].

______. SAEB 2003: relatorio tecnico. Rio de Janeiro, [2003b].

KLEIN, R. A boa escola. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 31 mar. 2005a.

______. Por uma educacao de qualidade. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 11, n. 38, p. 115-120, jan./mar. 2003a.

______. Producao e utilizacao de indicadores educacionais: metodologia de calculo de indicadores do fluxo escolar da educacao basica. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasilia, DF, v. 84, n. 206/207/208, p. 107-157, out. 2004.

______. Testes de rendimento escolar, em dimensoes da avaliacao educacional. Petropolis, RJ: Vozes, 2005b.

______ Utilizacao da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Basica (SAEB). Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 283-296, jan./mar. 2003b.

KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. O censo educacional e o modelo de fluxo: o problema da repetencia. Revista Brasileira de Estatistica, Rio de Janeiro, v. 52, n. 197/198, p. 5-45, 1991.

PNAD. Disponivel em: . Acesso em: jun. 2006.

RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetencia. Estudos Avancados, Sao Paulo, v. 5, n. 12, maio/ago. 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank