Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação
Resumo
O artigo tem como objetivo a avaliação da relação entre multiculturalismo e educação. Inicia com consideracoes gerais sobre o tema, passando em seguida, para a analise das nocoes de identidade e de cultura, categorias indispensaveis para a compreensao da nocao de multiculturalismo. Conceitua entao a educação como o processo que leva o educando a reconhecer, apreender e hierarquizar os valores de modo proprio e adequado para que possa situar-se no mundo como pessoa e como personalidade. Entendendo a avaliação como a analise do valor de algo com relação a um determinado referencial, vai fundamentar-se do ponto de vista filosofico na Teoria dos Valores de Max Scheler (1955) e de Y. Gobry (1975). Do ângulo sociologico baseia-se em Tomas Tadeuda Silva (1994) (2005). Conclui levantando as exigencias da educação com relação ao multiculturalismo e mostrando a necessidade do estabelecimento de referenciais para que se possa realizar o procedimento da avaliação dessa relação.
Palavras-chave
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionario de filosofia. 4. ed. Traducao por Alfredo Bosi e Ivonne
Castilho Benedetti. Sao Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAUMAN, Z. Identidade. Traducao Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo e educacao: questoes, tendencias e
perspectivas em sociedade, educacao e cultura (s): questoes e propostas. Petropolis, RJ: Vozes, 2002.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCACAO. Conselho Pleno. Resolucao CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a formacao de professores da Educação Basica, em nivel superior, curso de licenciatura, de graduacao plena. Diario Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 9 abr. 2002. Secao 1, p. 31.
FEATHERSTONE, M. (Coord.). Cultura global: nacionalismo, globalizacao e
modernidade. Traducao de Attilio Brunetta. Petropolis, RJ: Vozes, 1994.
GOBRY, Y. De la valeur. Bruxelles: Vander-Nauwelaerts, 1975.
GUARESCHI, P. A.; BIZ, O. Media, educacao e cidadania: tudo o que voce deve saber sobre midia. Petropolis, RJ: Vozes, 2005.
HALL, S. A identidade cultural na pos-modernidade. Traducao de Tomas Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MACHADO, N. J. Avaliacao educacional: das tecnicas aos valores. Revista Psicopedagogica, Sao Paulo, v. 13, n. 28, p. 9-18. Jan. 1994.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferencas culturais e praticas pedagogicas. Petropolis, RJ: Vozes, 2008.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCNs). Brasilia, DF: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
RICOEUR, P. Interpretacao e ideologias. Traducao de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.
SCHELER, M. Le formalisme em ethique et l’ethique materiale des valeurs: essai noveau pour fonder um personnalisme ethique. Paris: Gallimard, 1955.
SILVA, C. S. Medidas e avaliacao em educacao. Petropolis: Vozes, 1992. (Educação).
SILVA, T. T. O discurso pedagogico da sociologia da educacao: critica da critica?. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Conhecimento educacional e formacao do professor. Campinas, SP: Papirus, 1994.
______. Documentos de identidade: uma introducao às teorias do curriculo. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
TORRES, C. A. Democracia, educacao e multiculturalismo. Traducao de Carlos Almeida Pereira. Petropolis, RJ: Vozes, 2001.
WERNECK, V. R. Cultura e valor. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)