Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação

Vera Rudge Werneck

Resumo


O artigo tem como objetivo a avaliação da relação entre multiculturalismo e educação. Inicia com consideracoes gerais sobre o tema, passando em seguida, para a analise das nocoes de identidade e de cultura, categorias indispensaveis para a compreensao da nocao de multiculturalismo. Conceitua entao a educação como o processo que leva o educando a reconhecer, apreender e hierarquizar os valores de modo proprio e adequado para que possa situar-se no mundo como pessoa e como personalidade. Entendendo a avaliação como a analise do valor de algo com relação a um determinado referencial, vai fundamentar-se do ponto de vista filosofico na Teoria dos Valores de Max Scheler (1955) e de Y. Gobry (1975). Do ângulo sociologico baseia-se em Tomas Tadeuda Silva (1994) (2005). Conclui levantando as exigencias da educação com relação ao multiculturalismo e mostrando a necessidade do estabelecimento de referenciais para que se possa realizar o procedimento da avaliação dessa relação. 


Palavras-chave


Multiculturalismo; Educação; Identidade; Cultura; Avaliação

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