Equidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão

Vera Lucia Felicetti, Marilia Costa Morosini

Resumo


O artigo aborda a questao da eqüidade no Ensino Superior sob tres focos: eqüidade de acesso, de participação e de resultados. Reflete e questiona o que e eqüidade nesse nivel de ensino. O referencial teorico considera os estudos apresentados na Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008 e outros. Apresenta um comparativo estatistico entre as últimas medias dos alunos aprovados no vestibular de uma IES pública, em 2008, e o argumento último dos aprovados no vestibular da mesma instituicao, em 2007. A interlocução teorica e o estudo estatistico caracterizam o estado de conhecimento do assunto sob aspectos qualitativos e quantitativos, fortalecendo a identificação dos fatores intervenientes à equidade ou iniquidade no Ensino Superior. Destaca a existencia de politicas de acoes afirmativas como uma forma de aumentar a equidade de acesso. Os resultados apontam a existencia da iniquidade no ensino público fundamental e medio. O artigo ressalta a necessidade de estudos mais aprofundados acerca da equidade na Educação.


Palavras-chave


Ensino Superior; Equidade de acesso; Permanencia; OECD

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