Plano de carreira e avaliação dos professores: encontros e desencontros

Janete Palazzo, Candido Alberto Gomes

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar se os criterios de progressao na carreira de uma instituicao de ensino superior sao os mesmos que formam um bom docente na perspectiva dos alunos. A literatura destaca varios fatores que interferem no desempenho dos alunos, mas considera que os criterios classicos de progressao tendem a nao exercer claramente efeitos sobre o rendimento dos alunos. A pesquisa exploratoria utilizou, como instrumento de coleta de dados, um questionario preenchido pelos alunos, previamente construido, testado e aprovado como parte do processo de avaliação institucional. Alem de verificar o desempenho dos docentes na perspectiva dos alunos, relacionaram-se as respostas ao questionario com as caracteristicas docentes valorizadas pelo Plano de Carreira (titulação, experiencia, tempo de servico e publicacoes cientificas). Concluiu-se que, na instituicao estudada, nao houve relação significativa entre a avaliação dos docentes e as variaveis para progressao na carreira, confirmando a literatura sobre a educação basica.


Palavras-chave


Educação superior; Carreira do magisterio; Economia da educação; Avaliação de professores; Avaliação institucional

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