Inclusao em educação: processos de avaliação em questao
Resumo
Este trabalho discute os dados do Observatorio Nacional da Educação Especial (Oneesp) no Estado do Rio de Janeiro (Oeerj) no que tange ao processo de avaliação e inclusao em educação. Atraves de entrevistas coletivas e da participação dos professores no ciclo de formação continuada, foram identificadas tres diferentes questoes: a primeira se trata do diagnostico do aluno alvo do atendimento educacional especializado; a segunda se refere às politicas avaliativas de larga escala; e a última se trata das necessarias mudancas multidimensionais nas práticas avaliativas no cotidiano escolar. Indicamos que o processo avaliativo e um importante parâmetro para identificar se as propostas pedagogicas possibilitam condicoes de aprendizagem e participação para todos os estudantes.
Palavras-chave
Referências
BAPTISTA, Claudio Roberto. Tornar-se: trajetorias de alunos e formacao de professores. In: VITOR, S. L; DRAGO, R; PANTALEAO, E. Educação Especial no Cenario Educacional Brasileiro. Sao Carlos: Pedro & Joao Editores, 2013. p. 15-30.
BRASIL. Ministerio da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientacoes para Implementacao da Politica de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia. DF, 2015.
BRASIL. Ministerio da Educação. Secretaria de Educação Especial. Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia. DF, 2008.
BRASIL. NOTA TECNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE. Data: 23 de janeiro de 2014. Assunto: Orientacao quanto a documentos comprobatorios do cadastro de alunos com deficiencia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotacao no Censo Escolar.
BRASIL. NOTA TECNICA Nº 08 / 2011 / MEC / SEESP / GAB.Data: 20 de abril de 2011
Assunto: Orientacao para promocao de acessibilidade nos exames nacionais.
BOOTH, Tony e AINSCOW, Mel. Index para a Inclusao em Educação: desenvolvendo a participacao e a aprendizagem nas escolas. Londres: CSIE, 2011. Trad. Mônica Pereira dos Santos.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reproducao: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petropolis, RJ: Vozes, 2008.
BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Avaliacao inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequencias. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 44, set./dez. 2012, p. 499-512.
CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; MAGALHAES; Rita de Cassia Barbosa Paiva. Educação especial no contexto da politica de avaliacao em larga escala: a realidade de um municipio do nordeste brasileiro. 36a Reuniao Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO.
________. Educação Especial e avaliacoes em larga escala no municipio de Sobral (CE). Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 44, set./dez. 2012, p. 449-464.
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Reflexoes sobre a avaliacao da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Basica. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 44, set./dez. 2012, p. 513-530.
CHRISTOFARI, Ana Carolina; BAPTISTA, Claudio Roberto. Avaliacao da aprendizagem: praticas e alternativas para a inclusao escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 44, set./dez. 2012, p. 383-398.
DRAGO, R. Praticas pedagogicas, inclusao e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. In: VITOR, S.L; DRAGO, R; PANTALEAO, E. Educação Especial no Cenario Educacional Brasileiro. Sao Carlos: Pedro & Joao Editores, 2013. p. 63-82.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Petropolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.
________. Provinha Brasil: reeditando a velha confusao entre avaliacao e exame. Nuevamerica, n.113. Disponivel em: http://www.novamerica.org.br/revista_digital/ L0118/rev_emrede03.asp. Acesso em: 01 de fevereiro de 2014.
FOREST, M. Full inclusion is possible. In: Education/Integration: a colletion of readings on the ingration of children with mental handicaps into the regular school system. Downsview/Ontario: Institut Alain Roeher, 1985, p. 15-47.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia nao: cartas a quem ousa ensinar. Sao Paulo: Olho D’Agua, 1997.
MORIN, E. Introducao ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre Inclusao em Educação: contando casos (e descasos). Curitiba: CRV, 2013.
_________; SANTIAGO, Mylene Cristina. As múltiplas dimensoes do curriculo no processo de inclusao e exclusao em educacao. In: Coloquio internacional de politicas e praticas curriculares: diferencas nas politicas de curriculo, Joao Pessoa, PB, 2009. 1 CD.
_________; SANTIAGO, Mylene Cristina. Ciclo de formacao de professores sobre inclusao em educacao: em direcao a uma perspectiva omniletica. ANPED, 2013. Disponivel em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados /gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2901_texto.pdf>. Acesso em 20 de janeiro de 2014.
________. FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Concepcoes de docentes e licenciandos de educacao fisica acerca de inclusao em educacao: perspectiva omniletica em discussao. Interaccoes, v.9, nº 23, 2013. Disponivel em: < http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/2823/2327>. Acesso em: 20 de janeiro de 2014.
SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusao: analise psicossocial e etica da desigualdade social. Vozes, Petropolis: 2008.
SILVA, Mariana Cesar V.; MELETTI, Silvia Marcia F. Avaliacao em larga escala de alunos com necessidades educacionais especiais no municipio de Londrina (PR). Revista Educação Especial. Santa Maria, v. 25, n. 44, set./dez. 2012, p. 417-434.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500652
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)