Percebendo o corpo que aprende: Consideracoes teoricas e indicadores para avaliação da linguagem nao-verbal de escolares do 1º. Ciclo do Ensino Fundamental

Iris Lima e Silva, Ana Cristina M. T. de Almeida, Elaine Romero, Heron Beresford

Resumo


A partir do pensamento moderno de visao de corpo que se funda na dicotomia corpo/alma, se desenvolveu a dificuldade em observar o Homem como uma unidade em que contam as contribuicoes dos diversos dominios que o integram de forma interatuante (biofisico, biopsiquico e biossocial). Essa visao reproduzida e perpetuada nos cursos de formação de professores levou-os a assimilar e colocar em pratica essa dicotomia. Consequentemente nas escolas de hoje ainda predomina um modelo tradicional de classe, no qual o corpo e ignorado na sua linguagem gestual que, na maioria das vezes, traduz o que nao e verbalizado pelo aluno: emocoes, dificuldades e conflitos existenciais. Esta pratica educativa e preocupação contemporânea da politica educacional brasileira, que nos Parâmetros Curriculares Nacionais firma objetivos no sentido de humaniza-la e diversifica-la. Isso porque, hodiernamente, se reconhece que alunos na faixa etaria correspondente ao 1º. Ciclo do Ensino Fundamental comunicam-se atraves de uma grande diversidade de canais e que, em geral, apresentam alguma dificuldade de se expressarem com proficiencia somente atraves da linguagem verbal. No entanto, ao fazerem-no utilizando-se de outras formas de linguagem, podem nao ser devidamente compreendidos por seus educadores que nao possuem, em alguns casos, referencias teoricas ou indicadores para avaliar as condutas e comportamentos motores expressos atraves da referida linguagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo apresentar algumas consideracoes teoricas acerca da problematica da linguagem nao verbal, inserida no contexto da comunicação humana, bem como estabelecer alguns indicadores para avaliação da linguagem gestual e afetiva dos alunos do 1º. ciclo do Ensino Fundamental, que permitam uma melhor compreensao das dificuldades daqueles escolares. Tais consideracoes indicaram que a linguagem nao-verbal, constituida pela aparencia fisica, movimentos e/ou outras expressoes corporais, desempenham um importante papel na comunicação humana, no relacionamento social e no processo cognitivo e que, algumas situacoes que se desenrolam em classe como o riso, os movimentos das maos, o olhar, os gestos arcaicos, os comportamentos de combate e a descarga de adrenalina, podem servir de indicadores ou parâmetros para se interpretar a linguagem nao-verbal ou corporal dos alunos, possibilitando à escola constituir-se como um lugar que leve em conta o corpo; um corpo-individuo que esta ali a revelar sentimentos indiziveis, pulsoes e contradicoes proprios do seu fazer-se, do seu inserir-se no mundo.

Palavras-chave


indicadores; Avaliação; Linguagem nao-verbal; Escolares; 1º. ciclo do ensino fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400006

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