Uma critica pedagogica dos sistemas educacionais ocidentais

Jose Maria Quintana Cabanas

Resumo


Este artigo pretende mostrar a necessidade de uma visao critica da educação atual e as reformas ocorridas na Espanha. Enfoca os fenômenos que vem interferindo na educação, apontando como um dos mais alarmantes, a violencia escolar. Aborda os problemas enfatizando que a educação atual adoece da sindrome da falta de controle e da desorientação, alem de apontar o tema do fracasso escolar como um agravante dos principais problemas do sistema educacional.

Palavras-chave


Reformas educativas; Principios basicos da educação; Ensino; Aprendizagem; Valores

Referências


BOAVIDA, J. Filosofia do ser e do ensinar. Coimbra, PT: Instituto Nacional de Investigacâo Cientifica, 1991. [ Links ]

BOUCHE PERIS, H. Educar para un nuevo espacio humano. Madrid: Dykinson, 2003. [ Links ]

CARDUS, S. El desconcierto de la educacion. Barcelona: Ediciones B, 2001. [ Links ]

CONSEJO ESCOLAR DEL ESTADO (España). Informe sobre el estado y situacion educativo: curso 2002/2003. Madrid: Ministerio de Educacion, Cultura y Deporte, 2004. [ Links ]

DIAS DE CARVALHO, A. A educacào como projecto antropologico. Porto, PT: Afrontamento, 1992. [ Links ]

FERNANDEZ ENGUITA, M. La escuela a examen: un analisis sociologico para educadores y otras personas interesadas. Madrid: Piramide, 1997. [ Links ]

FERREIRA PATRICIO, M. (Org.). A Escola cultural e os valores. Porto, PT: Porto Editora, 1992. [ Links ]

MARQUES, R. Saber educar: guia do profesor. Lisboa, PT: Presenca, 2001. [ Links ]

MEDINA RUBIO, R. Participacion social y calidad de la educacion. CONGRESSO NACIONAL A LA CALIDAD DE LOS CENTROS EDUCATIVOS, 9., 1988, Madrid. Actas ... Madrid: Sociedad Española de Pedagogia, 1989. v. 2. p. 109-127. [ Links ]

PEIRO I GREGORI, S. (Coord.). Violencia en el aula, curriculum y valores. Alicante: Club Universitario, 2001. [ Links ]

PEREZ SERRANO, G. La educacion en el horizonte del siglo XXI, Bordon, Madrid, n. 46, p. 423-40, 1994. [ Links ]

QUINTANA CABANAS, J. M. Las creencias y la educacion: pedagogia cosmovisional. Barcelona: Herder, 2001. [ Links ]

______. La educacion esta enferma: informe pedagogico sobre la educacion actual.Valencia: Nau Llibres, 2004. [ Links ]

SACRISTAN GOMEZ, D.; MURGA MENOYO, M. A. Educacion democratica y cultura participativa: desarrollo del espiritu democratico a traves de la educacion. Madrid: UNED, 1994. [ Links ]

SARRATE CAPDEVILA, M. L. Conciencia europea y educacion de adultos. In: LOPEZ-BARAJAS, E. (Coord.). La educacion y la construccion de la Union Europea. Madrid: UNED, 2000. p. 153-70. [ Links ]




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000100004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank