O significado das tecnologias de informação para educadores

Nyrma Souza Nunes de Azevedo, Christina Marilia Teixeira da Silva

Resumo


A pesquisa descrita, de natureza quanti-qualitativa, visou investigar as percepcoes de docentes em relação às tecnologias de informação (TI), em especial o computador e a Internet. Trata-se de continuação de estudo anterior, que buscou identificar o significado das TI para os educandos. Os dados obtidos junto a 556 alunos revelaram que estes, alem de desejarem lidar com as TI em sua aprendizagem, consideravam o computador como uma ferramenta e, a Internet, um instrumento de comunicação e pesquisa. 
Neste estudo, com 120 professores de escolas públicas e particulares, encontramos indicadores de o computador ser considerado um aliado, e nao uma ameaca, em relação à profissao docente. Constatamos, tambem, que parece haver relação entre o tipo de escola em que o professor atua e a utilização das TI na pratica pedagogica. Ha indicios de que a rejeicao que parecia haver por parte do magisterio às novas tecnologias vem diminuindo.

Palavras-chave


Educação; Tecnologias de informação; Psicologia educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000100003

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