A descentralização como politica pública no setor educacional : uma analise dos impactos em escolas públicas do municipio de Curitiba-PR

Adriana Roseli Wunsch Takahashi

Resumo


O vies municipalista, decorrente da mudanca estrutural ocorrida nas últimas decadas, tem definido novas orientacoes descentralizadoras nas politicas públicas. No setor educacional, esse processo vem de encontro às tendencias de democratização e de busca de autonomia pelas escolas públicas. Para analisar o impacto desta politica na vida escolar, o presente trabalho buscou identificar em duas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba-PR quais as estrategias adotadas para gerenciar os recursos financeiros recebidos e seu impacto na atividade docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com diretores e pedagogos das escolas e questionarios com os professores, a fim de analisar os resultados de cada uma e, posteriormente, compara-los. Em ambos os casos, os resultados permitiram apontar a aprovação das organizacoes pela descentralização, a mobilização de foruns de decisao para administra-la e a melhoria do processo de ensino. As dificuldades enfatizadas neste processo apontaram para a necessidade do acompanhamento e avaliação das politicas públicas, deficiencia apontada pela literatura como crônica no Brasil.

Palavras-chave


Politicas públicas; Descentralização; Setor educacional; Escolas públicas; Administração escolar; Estrategia

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