Avaliação em alfabetização

Joao Batista Araújo e Oliveira

Resumo


O presente artigo analisa as competencias da alfabetização com base nas recentes descobertas da Ciencia Cognitiva da Leitura. De modo particular demonstra a necessidade de basear as matrizes de avaliação em conceitos claros e solidos que diferenciam as diferentes competencias, especialmente a diferenca entre ler e compreender. O artigo tambem analisa a proposta para avaliação da alfabetização na 2a. serie do ensino fundamental formulada pelo CEALE/UFMG e mostra sua fragilidade para avaliar, de forma independente, as competencias de leitura e compreensao.

Palavras-chave


Alfabetização; Competencias da alfabetização; Diferenca entre leitura e compreensao; Avaliação da alfabetização

Referências


ADAMS, M. J. Beginning to read: thinking and learning about print. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Alfabetizacao infantil: os novos caminhos: relatorio apresentado à Comissao de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Brasilia, DF, 2003.

FRANCE. Ministère de la Jeunesse, de l'Education Nationale et de la Recherche. Apprende à lire. Paris: MEN, 1998.

McGUINESS, D. Early reading instruction: what science really tells us about how to teach reading. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

NATIONAL READING PANEL. National Reading Panel Report: teaching children to read: an evidence based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: National Institute of Child Health and Development, 2000.

OAKHILL, J.; BEARD, R. Reading development and the teaching of reading. Oxford: Blackwell Publ., 1999.

OFFICE FOR STANDARDS IN EDUCATION. The national literacy strategy. London: Ofsted, 2000.

OLIVEIRA, J. B. ABC do alfabetizador. 3. ed. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2005.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Knowledge and skills for life: first results from the PISA 2000. Paris: OECD, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank