Da construção de capacidade avaliatoria em iniciativas sociais: algumas reflexoes

Daniel Braga Brandao, Rogerio Renato Silva, Cassia Maria Carraco Palos

Resumo


Este ensaio discute alternativas de apoio ao desenvolvimento da capacidade avaliatoria em organizacoes da sociedade civil. Nele sao debatidos elementos estrategicos para apoiar processos de aprendizagem nas organizacoes e para fortalecer conquista de autonomia no campo da avaliação. Aborda-se a construção da capacidade avaliatoria como processo de construção de sujeitos, e nao como um movimento de natureza predominantemente tecnica. Com base nos principios de aprendizagem, autonomia, respeito e participação sao propostas cinco dimensoes estrategicas para apoiar o desenvolvimento de capacidade avaliatoria: 1) a consciencia a respeito e a capacidade de lidar com as relacoes de poder presentes nas acoes avaliatorias; 2) a busca de razoes e motivação para avaliar as práticas; 3) a construção de um certo grau de identidade organizacional em torno da avaliação; 4) o desenvolvimento de competencias no campo da facilitação e gestao de processos e da investigação da realidade, necessarias a realização de avaliações; 5) a captação e alocação de recursos para criar as condicoes de trabalho necessarias aos processos de avaliação.

Palavras-chave


Avaliação; Capacidade avaliatoria; Avaliação de programas; Desenvolvimento organizacional; Identidade organizacional

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