Auto-avaliação psicossocial de professores
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representacoes sociais: aspectos teoricos e aplicacoes a educacao. Em Aberto, Brasilia, DF, n. 14, p. 60-78, 1998. [ Links ]
CERISARA, A B. Professoras de educacao infantil: entre o feminino e o profissional. Sao Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]
EMLER, N.; OHANA, J.; MOSCOVICI, S. Children's beliefs about institutional roles: a cross-national study of representations of the teacher's role, Br. J. Educ. Psychol., London, n. 57, p. 26-37, 1987. [ Links ]
FRENCH, J. R. P.; RAVEN, B. H. The bases of social power. In: CATWRIGHT, D. (Org.). Studies in social power. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1959. p. 118-149. [ Links ]
FURLANI, L. M. T. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? Sao Paulo: Cortez, 2004. [ Links ]
GAMA, E. M. P.; JESUS, D. M. Atribuicoes e expectativas do professor: representacoes sociais na manutencao da seletividade social na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasilia, DF, v. 10 n. 3, p. 393-410, 1994. [ Links ]
GILLY, M. Psicosociologia de la educacion. In: MOSCOVICI, S. (Org.). Psicologia social. Barcelona: Paidos, 1984. v. 2. [ Links ]
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. [ Links ]
HOLANDA, S. B. Raizes do Brasil. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1936. [ Links ]
______. ______. 17. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1984. [ Links ]
MATTA, R. A casa e a rua: espaco, cidadania, mulher e morte no Brasil. Sao Paulo: Brasiliense, 1985. [ Links ]
MOSCOVICI, S. L'âge des foules. Paris: Fayard, 1981. [ Links ]
______. A representacao social da psicanalise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. [ Links ]
______. Representacoes sociais. Petropolis: Vozes, 2003. [ Links ]
NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. Introducao. In: _____. (Org.). Familia & escola. Petropolis: Vozes, 2000. [ Links ]
OLIVEIRA, E. S. G. Trabalho de professor: trabalho de Sisifo?: a heroica dimensao imaginaria da docencia. In: REUNIAO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambu. Resumos... Caxambu, MG: ANPED, 1998. p. 174. [ Links ]
PASSOS, V. M. A. O professor do curso de magisterio: sua concepcao de ser professor e a pratica produzida. 1995. Disssertacao (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de Brasilia, Brasilia, DF, 1995. [ Links ]
PATTO, M. H. S. A producao do fracasso escolar. Sao Paulo: T. A. Queiroz, 1990. [ Links ]
RANGEL, M. Representacoes e reflexoes sobre o bom professor. Petropolis: Vozes, 1993. [ Links ]
SARTI, C. A. A familia como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. Sao Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]
WEBER, M. Types d'autorite. In: LEVY, A. (Org.). Psychologie sociale: textes fondamentaux anglais et americains. Paris: Dunod, 1978. v. 2. p. 353-358. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)