Auto-avaliação psicossocial de professores

Edson Alves de Souza Filho

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi verificar a conexao entre a adocao de criterios psicossociais de escolha da profissao de professor e modos de exercicio da mesma. Adotamos como referencial a teoria das representacoes sociais, que supoe a construção por parte de individuos/grupos sociais de conhecimentos e práticas para atingir seus objetivos especificos, tais como identitarios, ideologicos, explicativos, entre outros. Participaram da pesquisa professores do ensino fundamental privado (FP) (n=35), público (FPu) (n=42) e universitario público (UPu) (n=13), todos da cidade do Rio de Janeiro. Elaboramos um questionario com perguntas sobre por que ingressaram na profissao; as caracteristicas do bom/mau professor; as descricoes de como e a sua atuação profissional, entre outras. Constatamos que os professores do ensino fundamental privado cujo criterio de escolha profissional foi mais centrado no professor como individuo (opcao/vocação) tenderam a representar os aspectos ideais (bom/mau professor) do exercicio profissional focando o aluno individual e relacoes interpessoais com o mesmo. Contudo, os mesmos professores nao mantiveram o primeiro conteúdo (aluno individual) ao relatar como atuam realmente. Ja os professores de ensino universitario, que escolheram a profissao em funcao de atividade de ensinar, focalizaram mais os deveres/envolvimento e competencia/atualização do professor em termos ideais e reais. Enfim, os professores do ensino fundamental público, que apresentaram um perfil de escolha profissional misto (opcao/vocação e influencia social), relataram sua atuação com predominância de aspectos socio-ambientais (contexto/mobilização e falta de estimulo externo). Nesse sentido, diante dos dilemas e dificuldades profissionais/existenciais encontrados, os professores do ensino fundamental privado e público tenderam a buscar uma auto-avaliação psicossocial como forma de aperfeicoamento etico profissional.

Palavras-chave


Representacoes sociais; Professores; Auto-avaliação psicossocial

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