Mudancas tecnologicas e suas implicacoes na politica de formação do professor

Alda Maria Duarte Araújo Castro

Resumo


O artigo discute as transformacoes ocorridas no mundo do trabalho, provocadas pela globalização da economia, pelas inovacoes tecnologicas e pela reestruturação produtiva, procurando evidenciar o impacto dessas transformacoes no perfil dos trabalhadores e, conseqüentemente, nos processos formativos. Em especial, o artigo enfoca a influencia dessa nova logica do mercado na politica de formação de professores da educação basica. Para tanto, tomou-se, como referencia, os documentos oficiais, entre eles, Referenciais para Formação de Professores, elaborado pelo Ministerio da Educação e Cultura e o Parecer nº 09/2001, do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Basica, nos quais fica evidente a necessidade de mudar os modelos tradicionais de formação para se ajustar às novas demandas do mercado, utilizando, para isso, modelos formativos mais modernos e flexiveis. Na analise dos documentos, privilegiam-se dois eixos considerados fundamentais para a formação do professor nesse novo cenario: a formação reflexiva e a formação por competencia, os mesmos estao articulados com as exigencias empresariais e dos organismos internacionais, que acreditam em uma formação mais pratica e instrumental capaz de promover a melhoria da qualidade da educação basica.

Palavras-chave


Mudancas tecnologicas; Politica de formação; Professor reflexivo; Formação por competencias

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