A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
Resumo
Palavras-chave
Referências
BALDASSIN, A. J.; GUILHERME, I. R.; MALTEMPI, M. V. Uma abordagem baseada em agentes para filtragem de correspondencias eletrônicas. Revista Eletrônica de Iniciacao Cientifica (REIC): revista da Sociedade Brasileira de Computacao, Porto Alegre, v. 2, n. 4, 2002. Disponivel em . Acesso em: outubro de 2005. [ Links ]
BORBA, M. C. Dimensoes da educacao matematica a distância. In: BICUDO, M. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação matematica: pesquisa em movimento. Sao Paulo: Cortez, 2004. [ Links ]
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informatica e educacao matematica. Belo Horizonte: Autentica, 2001. [ Links ]
D'AMBROSIO, U. Educação matematica: da teoria à pratica. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. [ Links ]
HOFFMANN, J. M. L. Avaliacao: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 20. ed. Porto Alegre: Mediacao, 1996. [ Links ]
JAQUES, P.; ANDRADE, A.; JUNG, J.; BORDINI, R.; VICARI, R. Using pedagogical agents to support collaborative distance learning. In: COMPUTER SUPPORT COLLABORATIVE LEARNING, 2002, Boulder. Proceedings... New Jersey: LEA, 2002. p.546-557. [ Links ]
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. [ Links ]
MAES, P. Agents that reduce work and Information overload. Communications of the ACM, New York, v. 37, n. 7, p. 31-41, July 1994. [ Links ]
MALTEMPI, M.V. Construcao de paginas Web: depuracao e especificacao de um ambiente de aprendizagem. 2000. Tese (Doutorado)-Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computacao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000. [ Links ]
______. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informatica aplicada à educacao matematica. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação matematica: pesquisa em movimento. Sao Paulo: Cortez, 2004. [ Links ]
______. Novas tecnologias e construcao de conhecimento: reflexoes e perspectivas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCACAO MATEMATICA, 2005, Porto. Anais... Porto, PT, 2005. [ Links ]
MARTINS, M. C. Crianca e midia: "diversa-mente" em acao em contextos educacionais. Tese (Doutorado em Multimeios)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003. [ Links ]
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. Sao Paulo: EPU, 1986. [ Links ]
OLIVEIRA, L. M. P. Educação a distância: novas perspectivas a formacao de educadores. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e praticas. Campinas, SP: UNICAMP, NIED, 2002. [ Links ]
PERRENOUD, P. Avaliacao: da excelencia à regulacao das aprendizagens. Porto Alegre, RS: Artes Medicas, 1999. [ Links ]
PRIBERAM. Dicionario universal da lingua portuguesa. Lisboa, PT: Priberam Informatica, c1999. Disponivel em:. Acesso em: 19 set. 2005. [ Links ]
ROCHA, H. V. O ambiente TelEduc para educacao a distância baseada na Web: principios, funcionalidades e perspectivas de desenvolvimento. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e praticas. Campinas, SP: UNICAMP, NIED, 2002. [ Links ]
ROSA, M. Educação matematica e Role Playing Game: masmorras e dragoes. Sao Paulo: Devir Editora, 2005. No prelo. [ Links ]
______. Role Playing Game eletrônico: uma tecnologia lúdica para aprender e ensinar matematica. 2004. Dissertacao (Mestrado em Educação Matematica)-UNESP, Rio Claro, SP, 2004. [ Links ]
RUSSEL, S.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. New Jersey: Prentice-Hall, 1995. [ Links ]
VALENTE, J. A. Analise dos diferentes tipos de softwares usados na educacao. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Grafica da UNICAMP, 1999. [ Links ]
______. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informacao e comunicacao: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (Org.). A tecnologia no ensino: implicacoes para a aprendizagem. Sao Paulo: Casa do Psicologo, 2002. [ Links ]
______. Por que o computador na educacao?. In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educacao. Campinas, SP: UNICAMP, NIED, 1993. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)