A contribuicao da disciplina de introdução à engenharia quimica no diagnostico da evasao

Rosenir Rita de Cassia Moreira da Silva, Fernando Benedicto Mainier, Fabio Barboza Passos

Resumo


Um grave problema, ainda nao solucionado, que atinge os cursos de graduação em engenharia no pais, sao as altas taxas de evasao. Estas se devem a diversos fatores, mas em recente pesquisa realizada no curso de engenharia quimica da Universidade Federal Fluminense – UFF, verificou-se uma grande retencao dos alunos no ciclo basico, causada por altos indices de reprovação, que culminam em abandono. Essa grande retencao provoca tambem um aumento no tempo medio de permanencia na universidade que na media chega a 13 semestres, quando o normal deveria ser de 10 semestres. Menos do que 20% dos alunos conseguem se formar no tempo normal. Estes dados indicam claramente um grande obstaculo a ser vencido, que prejudica a eficiencia do sistema de ensino superior. Na busca por solucoes, a disciplina de Introdução à Engenharia Quimica foi incluida no 1º periodo do curso de Engenharia Quimica, inicialmente como optativa, com o objetivo de diagnosticar e correlacionar os problemas existentes. As aulas nesta disciplina tem por base melhorar a adaptação do aluno no curso e identificar pontos de conflito. Diversas informações sao passadas, sobre a universidade, o curso, a profissao, o mercado, dentre outras, buscando-se sempre motiva-los. Como resultado, verificou-se que o relacionamento professor-aluno e determinante nesta etapa do curso, resultando numa melhora global do rendimento academico dos alunos.

Palavras-chave


Engenharia quimica; Avaliação; Metodologia de ensino; Introdução à engenharia quimica

Referências


CARDOSO, A. T. M.; SCHEER, A. P. Diagnostico do acompanhamento academico dos calouros de engenharia quimica da UFPR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 31., 2003, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: IME, 2003. COBENGE 2003. [ Links ]

ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DA ENGENHARIA QUIMICA, 3., 1988, Itatiaia. Recomendacoes dos Grupos de Trabalho sobre engenharia quimica. Belo Horizonte: UFMG, 1992. III ENBEQ. [ Links ]

KOZAK, D. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Uma abordagem para o ensino de programacao nas engenharias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 29., Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre, RS: Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul, 2001. 1 CD-ROM. [ Links ]

LETA, F. R.; SOARES DE MELLO, M. H. C.; FERNANDES, A. J. S. Introducao à engenharia: formacao ou informacao? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 30., 2002, Piracicaba. Anais ... Piracicaba, SP: UNIMEP, 2002. 1 CD-ROM. COBENGE 2003. [ Links ]

MORAES, I. O.; QUERIDO, J. G.; ARRUDA, R. O. M. ; FERNANDES, C. A. V. Ensino de engenharia quimica: inovacoes curriculares e comparacao a curriculo de universidade americana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 21., 2003, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: IME, 2003. 1 CD-ROM. COBENGE 2003. [ Links ]

PERECMANIS, J. O efeito da adaptacao à universidade nas aprovacoes no 1º. semestre. In: ENCONTRO DE EDUCACAO EM ENGENHARIA, 8., 2002, Juiz de Fora. Trabalhos apresentados... Juiz de Fora, MG: UFJF, 2002. 1 CD-ROM, 2002. [ Links ]

SALUM, A. Evasao nos cursos de engenharia quimica. In: ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DA ENGENHARIA QUIMICA, 9., 2001, Pocos de Caldas. 2001. Trabalhos apresentados... Pocos de Caldas, MG, 2001. ENBEQ 2001. [ Links ]

SILVA, R. R. C. M. Avaliacao e indicadores para reforma curricular: relatorio nº 1. Niteroi, RJ: TEQ, UFF, 2002. [ Links ]

SILVA, R. R. C. M.; MAINIER, F. B.; FIGUEIREDO, A. M. P. Avaliacao do curso de engenharia quimica da UFF: indicadores para a reforma curricular. Engevista, Niteroi, RJ, v. 5, n. 9, p. 20-30, nov. 2003. [ Links ]

SILVA, R. R. C. M.; MAINIER, F. B.; PASSOS, F. B. Introducao à engenharia quimica: uma experiencia diferenciada. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM ENSINO DE ENGENHARIA, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IME, 2003. 1 CD-ROM . COBENGE 2003. [ Links ]

TORRES, A. E. B. Causas e conseqüencias da evasao nos cursos de engenharia Quimica. In: ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DA ENGENHARIA QUIMICA, 9., 2001, Pocos de Caldas. Trabalhos apresentados... Pocos de Caldas, MG, 2001. ENBEQ 2001. [ Links ]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Relacao de alunos por coeficiente de rendimento acumulado e total de creditos obtidos [em] engenharia quimica, de 17/09/2002. Niteroi, RJ: NPD, 2002. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank