A contribuicao da disciplina de introdução à engenharia quimica no diagnostico da evasao

Rosenir Rita de Cassia Moreira da Silva, Fernando Benedicto Mainier, Fabio Barboza Passos

Resumo


Um grave problema, ainda nao solucionado, que atinge os cursos de graduação em engenharia no pais, sao as altas taxas de evasao. Estas se devem a diversos fatores, mas em recente pesquisa realizada no curso de engenharia quimica da Universidade Federal Fluminense – UFF, verificou-se uma grande retencao dos alunos no ciclo basico, causada por altos indices de reprovação, que culminam em abandono. Essa grande retencao provoca tambem um aumento no tempo medio de permanencia na universidade que na media chega a 13 semestres, quando o normal deveria ser de 10 semestres. Menos do que 20% dos alunos conseguem se formar no tempo normal. Estes dados indicam claramente um grande obstaculo a ser vencido, que prejudica a eficiencia do sistema de ensino superior. Na busca por solucoes, a disciplina de Introdução à Engenharia Quimica foi incluida no 1º periodo do curso de Engenharia Quimica, inicialmente como optativa, com o objetivo de diagnosticar e correlacionar os problemas existentes. As aulas nesta disciplina tem por base melhorar a adaptação do aluno no curso e identificar pontos de conflito. Diversas informações sao passadas, sobre a universidade, o curso, a profissao, o mercado, dentre outras, buscando-se sempre motiva-los. Como resultado, verificou-se que o relacionamento professor-aluno e determinante nesta etapa do curso, resultando numa melhora global do rendimento academico dos alunos.

Palavras-chave


Engenharia quimica; Avaliação; Metodologia de ensino; Introdução à engenharia quimica

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