Lideranca e mudanca: o caso educacional de jovens moradores de favelas

Ignez Martins Tollini

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer lideranca efetiva para encorajar mudanca de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire politicas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situacoes.

Palavras-chave


Lideranca; Mudanca; Educação

Referências


CARLSON, R. O. Adoption of educational innovations. Eugene, Or.: Center for the Advanced Study of Educational Administration, University of Oregon, 1965. [ Links ]

CHIN, R.; BENNE, K. D. General stategies for effecting changes in human systems. In: BENNIS, W. G.; BENNE, K. D.; CHIN, R. (Ed.). The planning of change. 2nd ed. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1969. [ Links ]

DRUCKER, P. F. The essential Drucker: selections from the management works of Peter F. Drucker. New York: Harper Collins Publishers, 2001. [ Links ]

______. Management challenges for the 21st. Century. New York: Harpper Business, 1999. [ Links ]

EGAN, G., The annual handbook for group facilitators. San Diego, CA: University Associates Press, 1973. [ Links ]

FULLAN, M. Leading in a culture of change. San Francisco: Jossey-Bass, 2001. [ Links ]

GETZELS, J.; W.; LIPHAN, L.; CAMPBELL, J. M. Educational administration as a social process. New York: Harper and Row, Columbia University, 1968. [ Links ]

GULICK, L. et al. Papers on the science of administration. New York: Columbia University, 1937. [ Links ]

MARRIS, P. Loss and change. New York: Anchor Press/Doubleday, 1975. [ Links ]

SENGE, P. M. The fifth discipline. New York: Doubleday, 1990. [ Links ]

TAYLOR, F. The principals of scientific management. New York: Harper & Haw Publishers, 1911. [ Links ]

TOLLINI, I. M. Desafio da mudanca educacional: criar e compartilhar conhecimento. In: SIMPOSIO DA ANPAE, 3., 2003, Goiânia. Anais... Goiânia, GO, 2003a. [ Links ]

______. Lideranca na educacao em uma cultura de mudanca. In: EPECO, 6., 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande, MS, 2003b. [ Links ]

______. Novo significado de lideranca e mudanca em uma cultura de mudanca. In: JORNADA LUSO-AMERICANA, 1., 2003, Brasilia. Trabalhos apresentados... Brasilia, DF, 2003c. [ Links ]

______. A volta da disciplina (conferencia pronunciada na abertura). In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCACAO, 3., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba, PR: SINEP, 2003d. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank