Estudantes em situação de risco e prevencao

Geraldo Caliman

Resumo


A escola fundamental, seja ela no Brasil como no exterior, passa por constantes reformas. A historica passagem de uma escola de elite para uma escola de massa coincide com o periodo em que a crianca passa a ser reconhecida como pessoa, sujeito de direitos e cidada. O artigo mostra como quem freqüenta a escola nos nossos tempos sao criancas e adolescentes de extracoes sociais diversas, cada um deles com uma historia pessoal que para alguns e regular, mas para outros e caracterizada por situacoes de risco, marcada por fracassos, desvantagens, mal-estar e sofrimentos dos mais diferentes tipos. Visto que e impossivel impedir que a realidade contextual envolva as salas de aula, considera-se a urgencia de ponderar necessidades e direitos de uma gama de estudantes em situação de desvantagem e risco social cuja principal variavel refere-se à desigualdade social e desemboca em inúmeras dificuldades como: baixo rendimento escolar, manifestacoes de hostilidade (bullying), adaptação ao proprio papel de estudante e interação social. O artigo mostra tambem como, na historia recente, a interpretação da relação entre condicoes de desvantagem social e instrução baseou-se em diferentes hipoteses. Cada uma dessas hipoteses - a desvantagem sociocultural como diversidade de talentos, como handicap natural, a desvantagem de tipo estrutural, as desvantagens devidas a caracteristicas de ordem qualitativo-organizacional da escola, como incapacidade da escola de fornecer um ensino adequado, como relação prejudicada entre professor aluno - a partir do periodo pos-guerra, adotou diferentes modelos de enfrentamento.

Palavras-chave


Risco social; Reforma da escola; Direitos da infância; Exclusao social; Responsabilidade social

Referências


BLOOM, B. S. Caratteristiche umane e apprendimento scolastico. Roma: Armando, 1979. [ Links ]

BOYDEN, J.; BIRGITTA, L.; MYERS, W. What works for working children. Florence: Unicef: Radda Barnen, 1998. [ Links ]

BROPHY, J. Insegnare a studenti con problemi. Roma: LAS, 1999. [ Links ]

CALIMAN, G. Desvio social & delinqüencia juvenil: teorias e fundamentos da exclusao social. Brasilia, DF: Universa, 2006. [ Links ]

CALIMAN, G. Normalità devianza lavoro. Roma: LAS, 1997. [ Links ]

______. La strada come punto di partenza. Orientamenti Pedagogici, Roma, v. 266, n. 2, p. 9-35, mar./abr. 1998. [ Links ]

CATELLI, G. Marginalità. In: DEMARCHI, F.; ELLENA, A.; CATTARINUSSI, B. (Org.). Nuovo dizionario di sociologia. Milano: Edizioni Paoline, 1987. p. 1170. [ Links ]

CRUZ, L.; HILLESHEIM, B.; GUARESCHI, N. M. F. Psychological practices and public policies for childhood. Psicol. Soc., Porto Alegre, v.17, n.3, p. 42-49, Sept./Dec. 2005. [ Links ]

DELORS, J. (Org.). Nell'educazione un tesoro. Roma: Armando: Unesco, 1997. [ Links ]

FRANKLIN, B.; HAMMARBERT, T. (Org.). The handbook of children's rights: comparative policy and practice. London: New York: Routledge, 1995. [ Links ]

GALLINO, L. Marginalità. In: ______. Dizionario di sociologia. Torino: UTET, 1978. [ Links ]

HOUAISS, A. Dicionario eletrônico Houaiss da lingua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. 1 CD-ROM. [ Links ]

JEFFS, T. Children's educational rights in a new era?. In: FRANKLIN, B.; HAMMARBERT, T. (Org.). The handbook of children's rights: comparative policy and practice. London: New York: Routledge, 1995. [ Links ]

KRUGER, L. J. (Org.). Promoting success with at-risk students: emerging perspectives and practical approaches. New York: London: The Haworth Press, 1990. [ Links ]

LOCKE, D. C.; CIECHALSKI, J. C. Psychological techniques for teachers. 2. ed. Washington: Accelerated Development, 1995. [ Links ]

MACE, F. C.; SHEA M. C. Behavioral self-manegement with at-risk children. In: KRUGER L. J. (Org.). Promoting success with at-risk students: emerging perspectives and practical approaches. New York: London: The Haworth Press, 1990. [ Links ]

MAGGIOLINI, A.; RIVA, E. Adolescenti trasgressivi: le azioni devianti e le risposte degli adulti. Milano: Franco Angeli, 1999. [ Links ]

MELLO, S. L. The child and the adolescent statute: is it possible to become a psychological reality? Psicologia USP, Sao Paulo, v.10, n. 2, p.139-151, 1999. [ Links ]

MYERS, W.; BOYDEN, E. Child labour: promoting the best interests of working children. London: Save de Children, 1998. [ Links ]

OLWEUS, D. Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Morata, 1998. [ Links ]

ONU. Convenzione sui diritti del fanciullo: Assemblea Generale delle Nazioni Unite, 20 novembre 1989. In: SAULLE, M. R. Codice internazionale dei diritti del minore. Napoli: Edizioni Scientifiche Italiane, 1992. [ Links ]

______. Ensemble des règles minima des Nations Unies concernant l'administration de la justice pour mineurs (Règles de Beijing): Assemblea Generale delle Nazioni Unite, 29 Novembre 1985. In: SAULLE, M. R. Codice internazionale dei diritti del minore. Napoli: Edizioni Scientifiche Italiane, 1992. [ Links ]

PERRENOUD, P. ¿A donde van las pedagogias diferenciadas?: hacia la individualizacion del curriculo y de los itinerarios formativos. Educar, [S. l.], n. 22/23, 1998. [ Links ]

PETERSON, D. W.; MILLER, J. A. Providing opportunities for student success through cooperative learning and peer tutoring. In: KRUGER L. J. (Org.). Promoting success with at-risk students: emerging perspectives and practical approaches. New York: London: The Haworth Press, 1990. [ Links ]

PIERSEL, W. C.; LEE, S. W. Individualized education and applied behavior analysis. In: KRUGER, L. J. (Org.). Promoting success with at-risk students: emerging perspectives and practical approaches. New York: London: The Haworth Press, 1990. [ Links ]

REGLIN, G. Mentoring students at risk: an underutilized alternative education strategy for K-12 teachers. Springfield: Charles C. Thomas Publisher, 1998. [ Links ]

ITALIA. DPR 448 del 22 settembre 1988: Codice di procedura penale a carico degli imputati minorenni. Gazzetta Ufficiale, n. 92, p. 157-164, 24 ott.1988. Supplemento ordinario n. 1. [ Links ]

SANTERINI, M. Giustizia in educazione: svantaggio scolastico e strategie educative. Brescia: La Scuola, 1990. [ Links ]

______. L'educatore tra professionalità pedagogica e responsabilità sociale. Brescia: La Scuola, 1998. [ Links ]

SAULLE, M. R. Codice internazionale dei diritti del minore. Napoli: Edizioni Scientifiche Italiane, 1992. [ Links ]

SLAVIN, R. E.; KARWEIT, N. L.; MADDEN, N. A. (Org.). Effective programs for students at risk. Boston: Allyn and Bacon, 1989. [ Links ]

SOUZA, M. P. R.; TEIXEIRA, D. C. S.; SILVA, M. C. Y. G. Conselho Tutelar: a new social alternative for the school failure? Psicologia em Estudo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 71-82, July/Dec. 2003. [ Links ]

STEIN, M. K.; LEINHARDT, G.; BICKEL, W. Instructional issues for teaching students at risk. In: SLAVIN, R. E.; KARWEIT, N. L.; MADDEN, N. A. Effective programs for students at risk. Boston: Allyn and Bacon, 1989. [ Links ]

THERY, I. La convenzione ONU sui diritti del bambino: nascita di una nuova ideologia. In: ITALIA. Ministero Dell'Interno. Politiche sociali per l'infanzia e l'adolescenza. Milano: Unicopli, 1991. [ Links ]

WAXMAN H. C. et al. (Org.). Students at risk in at-risk schools: improving environments for learning. Newbury Park: Corwin Press, 1992. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank