Opinioes de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasao discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceara (UFC)

Wagner Bandeira Andriola, Cristiany Gomes Andriola, Cristiane Pascoal Moura

Resumo


O texto aborda o fenômeno da evasao discente em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceara – UFC, desde a perspectiva de docentes e de coordenadores. Apos revisao da literatura e apresentação das investigacoes executadas por W. B. Andriola e colaboradores, sao descritos dados obtidos com 52 docentes e 21 coordenadores de cursos de graduação da UFC. Os resultados atestam que a maioria dos coordenadores e dos docentes entrevistados tem opiniao favoravel ao resgate da funcao do professor orientador. Opinam tambem que cabe às coordenacoes fornecer informações pertinentes e relevantes a todos os potenciais candidatos aos cursos de graduação da UFC. Por fim, acrescentam que cabera ao gestor dar enfase à melhoria da infra-estrutura fisica, com especial atencao às salas de aula e aos laboratorios.

Palavras-chave


Educação superior; Evasao discente; Avaliação institucional

Referências


AMARAL, N. C. A universidade pública no Brasil: identidade e projeto institucional em questao. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruinas na república dos professores. Petropolis: Vozes, 1999. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B. Avaliacao do raciocinio verbal em estudantes do 2º grau. Estudos de Psicologia, Natal, RN, v. 2, n. 2, p. 277-285, 1997b. [ Links ]

______. Avaliacao institucional na Universidade Federal do Ceara (UFC): organizacao de sistema de dados e indicadores da qualidade institucional. Avaliacao: revista da Rede de Avaliacao Institucional da Educacao Superior, Campinas, v. 9, n. 4, p. 33-54, 2004. [ Links ]

______. Cuidados na avaliacao da aprendizagem: algumas reflexoes. In: McDONALD, B. C. (Org.). Esbocos em avaliacao educacional. Fortaleza: Ed. da Universidade Federal do Ceara, 2003b. [ Links ]

______. Evasao discente na Universidade Federal do Ceara (UFC): proposta para identificar suas causas e implantar um Servico de Orientacao e Informacao (SOI). Ensaio: avaliacao de politicas públicas em educacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 332-347, 2003c. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B. Evasao discente no âmbito da Universidade Federal do Ceara (UFC): proposta para identificar suas causas e implantar um Servico de Orientacao e Informacao (SOI) para os egressos do ensino medio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 16., 2003, Sao Cristovao. Anais... Sao Cristovao: Universidade Federal de Sergipe, 2003a. p. 483. [ Links ]

______. Expectativas de estudantes do 2º grau sobre a Universidade. Educacao em Debate, Fortaleza, n. 33, p. 39-45, 1997a. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B. (Org.). Avaliacao: múltiplos olhares em torno da educacao. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceara, 2005. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B.; McDONALD, B. C. (Org.). Avaliacao: Fiat Lux em educacao. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceara, 2003. [ Links ]

______. Avaliacao educacional: navegar e preciso. Fortaleza: Ed. da Universidade Federal do Ceara, 2004. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B.; RIBEIRO, E. S. Evasao discente nos cursos de graduacao da UFC: proposta de modelo explicativo de suas causas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE-NORDESTE, 17., 2005, Belem. Anais ... Belem, PA: Ed. Universidade Federal do Para, 2005. [ Links ]

ANDRIOLA, B. A.; RIBEIRO, E. S.; MOURA, C. P. Evasao discente nos cursos de graduacao da Universidade Federal do Ceara (UFC): busca das suas causas . In: ANDRIOLA, W. B. (Org.). Avaliacao: múltiplos olhares em educacao. Fortaleza: Ed. da Universidade Federal do Ceara, 2005. [ Links ]

BEAN, J. P. The application of a model of turnover in work organizations to the student attrition process. Review of Higher Education, New York, n. 6, p. 129-148, 1983. [ Links ]

______. Dropouts and turnover: the synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in Higher Education, Baltimore, v. 12, n. 2, p. 155-187, 1980. [ Links ]

BEAN, J. P.; METZNER, B. S. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, New York, v. 55, n. 4, p. 485-540, 1985. [ Links ]

BOSI, A. A importância da universidade pública. Ciencia Hoje, Sao Paulo, v. 28, n. 165, p. 42-48, 2000. [ Links ]

BRAGA, M. M.; MIRANDA-PINTO, C. O. B.; CARDEAL, Z. L. Perfil socio-econômico dos alunos, repetencia e evasao no curso de quimica da UFMG. Sao Paulo: Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da Universidade de Sao Paulo, 1996. Documento de Trabalho NUPES, 5/96. [ Links ]

CABRERA, A. F. et al. The convergence between two theories of college persistence. Journal of Higher Education, New York, v. 63, n. 2, p. 143-164, 1992. [ Links ]

CASTRO, C. M. Educacao. Brasilia, DF, [200-?]. Disponivel em: . Acesso em: 29 set. 2006. [ Links ]

COL DEBELLA, M. A. Efeitos do primeiro semestre curricular sobre a mudanca de atitudes do aluno em relacao à universidade. 1978. Dissertacao (Mestrado)-Universidade Federal da Paraiba, Joao Pessoa, 1978. [ Links ]

CUNHA, A. M.; TUNES, E.; SILVA, R. R. Evasao do curso de quimica da Universidade de Brasilia: a interpretacao do aluno evadido. Quimica Nova, Sao Paulo, v. 24, n. 1, p. 262-280, 2001. [ Links ]

D'AMBROSIO, O. Os problemas da matematica que nao sao numericos. Jornal da UNESP, Sao Paulo, ano 12, n. 114, jun. 1997. [ Links ]

DURHAM, E. R. Uma proposta para o ensino superior brasileiro: diagnostico e proposta. Sao Paulo: Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Sao Paulo, 1998. Documento de trabalho NUPES, 3/98. [ Links ]

______. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil: relatorio tecnico apresentado ao CEBRAP/NUPES. Sao Paulo: Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior da Universidade de Sao Paulo, 1999. [ Links ]

FERNANDES, T. Educacao com qualidade. Ciencia Hoje, Sao Paulo, v. 30, n. 176, p. 56-58, 2001. [ Links ]

GOUVEIA, V. V.; ALBUQUERQUE, F. J. B.; SOLHA, A. C. Expectativas da comunidade frente à universidade. Revista de Psicologia, Fortaleza, CE, v. 11/12, n. 1/2, p. 5-18, 1994. [ Links ]

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Resultados e tendencias da educacao superior no Brasil. Brasilia, DF, 2000. [ Links ]

lotufo, a. d. et al. A evasao e repetencia escolar relacionadas com a metodologia de ensino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 25., 1997, Salvador. Anais... Salvador: COBENGE, 1997. p. 2148-2160. [ Links ]

______. Evasao e repetencia na FEIS/UNESP: analise e resultado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 26., 1998, Sao Paulo. Anais... Sao Paulo: COBENGE, 1998. p. 185-203. [ Links ]

NORA, A.; CASTANEDA, M. B.; CABRERA, A. F. Student persistence: the test of a comprehensive structural model of retention. In: ASHE ANNUAL MEETING, 1992, Minneapolis. Paper presented Minneapolis, Minnesota: Association for the Study of Higher Education, 1992. [ Links ]

PACHECO, E.; RISTOFF, D. Educacao superior: democratizando o acesso. Brasilia, DF: INEP, 2004. (Serie textos para discussao, n. 12). [ Links ]

PAREDES, A. S. A evasao do terceiro grau em Curitiba. Sao Paulo: Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da Universidade de Sao Paulo, 1994. Documento de Trabalho NUPES, 6/94. [ Links ]

PUENTE VIEDMA, C. SPSS/PC+: una guia para la investigacion. Madrid: Editorial Complutense, 1993. [ Links ]

RAMOS, M. N. Quadro de evasao na UFPE: metodologia, causas e acoes. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1995. [ Links ]

______. Vestibular e evasao. Jornal do Commercio, Recife, 29 set. 1998. [ Links ]

RIBEIRO, C. As causas da evasao universitaria. In: ENCONTRO SETORIAL DOS CURSOS DE GRADUACAO DA UNESP, 1., 1995, Aguas de Lindoia. Anais... Aguas de Lindoia, SP, 1995. p. 10-12. [ Links ]

RIBEIRO, E. S.; MOURA, C. P.; ANDRIOLA, W. B. Evasao discente na Universidade Federal do Ceara: dados relativos aos anos 1999-2000. In: ENCONTRO DE INICIACAO CIENTIFICA E TECNOLOGICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCACAO TECNOLOGICA (CEFET/CE), 3., 2003, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2003. [ Links ]

SCHWARTZMAN, S. O ensino superior no Brasil. Brasilia, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999. [ Links ]

SOBRINHO, J. D. Avaliacao da educacao superior. Petropolis: Editora Vozes, 2000. [ Links ]

STOECKER, J.; PASCARELLA, E. T.; WOLFLE, L. M. Persistence in higher education: a 9-year test of a theoretical model. Journal of College Student Development, New York, n. 29, p. 196-209, 1988. [ Links ]

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, New York, n. 45, p. 89-125, 1975. [ Links ]

TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes of student attrition. Chicago, Ill.: University of Chicago Press, 1987. [ Links ]

UNESCO. Gender-sensitive education statistics and indicators: a practical guide. New York, 1997. [ Links ]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Comissao Coordenadora do Vestibular. Vestibular 2000. Fortaleza, CE, 1999. Disponivel em: . Acesso em: 5 out. 2006. [ Links ]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Coordenadoria de Concursos. Pagina principal da CCV. Fortaleza, CE, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 5 out. 2006. [ Links ]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Pro-Reitoria de Planejamento. Avaliacao institucional da Universidade Federal do Ceara: analise critica dos dados e recomendacoes: relatorio tecnico. Fortaleza, CE: Ed. da UFC, 2001. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank