SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira

Marlis Morosini Polidori, Claisy M. Marinho-Araujo, Gladys Beatriz Barreyro

Resumo


A partir da decada de 90, o Brasil desenvolveu diferentes estrategias de avaliação da educação superior, comecando pelas universidades públicas. Surgiu o PAIUB (1994) que se caracterizou como um Programa construido pelas IES, com o objetivo de desenvolver um processo de avaliação institucional. Em 1996, foi introduzido o Provao, seguido de outros mecanismos avaliativos com a proposta de nivelar as IES em termos de qualidade que, no entanto, nao atendeu aos objetivos. Este trabalho recupera essas experiencias e traz subsidios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasileiro – SINAES, sancionado em 2004, discutindo os desafios e perspectivas decorrentes de sua implementação.

Palavras-chave


Avaliação da educação superior; Avaliação institucional; Educação superior; Politicas educativas

Referências


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