Avaliar aprendizagem: uma questao de formação docente

Carmesina Ribeiro Gurgel, Raimundo Helio Leite

Resumo


O objeto de estudo desta pesquisa foi analisar as práticas avaliativas na perspectiva do docente para buscar referenciais que possam instrumentalizar a aquisicao de competencias a fim de avaliar aprendizagens. O campo empirico de investigação foi a Universidade Federal do Piaui – Campus Teresina, cujo universo envolveu 473 docentes bachareis doutores e mestres. A amostra para a realização da entrevista e aplicação do questionario foi de 40 docentes dos seis centros de ensino. O tempo de magisterio de 80% desses docentes varia entre 16 e 26 anos. Para tratamento dos dados utilizou-se a analise de conteúdo, conforme Laurence Bardin. Os resultados mostraram que: (1) a UFPI apresenta uma estrutura organizacional que retrata o modelo das demais universidades brasileiras; (2) adota uma politica consistente de qualificação docente, contribuindo para o fortalecimento da sua funcao pesquisadora; (3) a verificação da aprendizagem dos discentes e institucionalizada apenas em relação às normas para a realização das avaliações, ficando as metodologias avaliativas a criterio dos docentes; (4) o docente pos-graduado stricto sensu nao garante que se torne mais ou menos competente para docencia superior; (5) a articulação entre o ensino de graduação e a pesquisa ocorre a partir do desenvolvimento de projetos de monitorias, de iniciação à pesquisa, de cursos de extensao e da orientação de Trabalho de Conclusao de Curso – TCC; (6) 25% dos mestres ou doutores concentram suas atividades em projetos de pesquisa, 60% se dedicam mais ao ensino do que à pesquisa e 15% desenvolvem atividades de extensao; (7) os maiores obstaculos que os egressos da pos-graduação enfrentam ao retornarem à UFPI sao referentes a realização de projetos de pesquisa e dificuldades de transposicao dos conteúdos para os alunos de graduação; (8) ha o reconhecimento da necessidade de uma capacitação na area pedagogica; (9) 56% dos alunos dos docentes da amostra consideram-se satisfeitos com as metodologias de avaliação desenvolvidas por eles e os demais sugerem um repensar na forma de conduzir o processo avaliativo porque nao retrata uma metodologia contemporânea; (10) os docentes validaram os seguintes temas para compor as referencias a fim de avaliar aprendizagem numa perspectiva de formação docente: Gestao do Trabalho Pedagogico: Administrando Novos Paradigmas Educacionais; Avaliação: Instrumento da Gestao do Trabalho Pedagogico; Planejamento de Ensino e Aprendizagem; Os Saberes para Avaliar Aprendizagem; Avaliar numa Perspectiva de Construção do Conhecimento; As Concepcoes de Aprendizagem que Fundamentam a Avaliação; Tecnologia Utilizada como Recurso Didatico; Tecnicas e Instrumentos: Avaliação e Medida. Nas conclusoes, buscou-se, a partir dos resultados, sugerir acoes que viabilizem ajustes na politica de formação para o exercicio da docencia superior e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade das aprendizagens rumo ao estabelecimento de competencias profissionais dos alunos.

Palavras-chave


Avaliação; Aprendizagem; Formação docente; Educação superior; Referenciais para avaliar; Docencia superior

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