Educação superior no periodo noturno no Brasil: politicas, intencoes e omissoes

Iraide Marques de Freitas Barreiro, Armando Terribili Filho

Resumo


Neste artigo analisa-se a oferta de vagas para o periodo noturno nos cursos de graduação da educação superior no pais, com foco nas universidades públicas estaduais paulistas, a fim de se verificar como estas tem atendido à exigencia da Constituicao Paulista no sentido de se ofertar pelo menos um terco do total de suas vagas a este periodo. Avalia-se o impacto dessa exigencia no contexto maior da oferta de vagas para a educação superior no pais, considerando que a Reforma Universitaria em trâmite propoe este mesmo indice para as universidades federais. Uma retrospectiva historica apresenta a origem da educação superior no pais, a presenca exclusiva das instituicoes públicas ate meados do seculo XX, a entrada das instituicoes religiosas no setor privado em 1946, e os desdobramentos da Reforma Universitaria de 1968, marco da expansao do setor privado, que contempla atualmente 71,7% das 4,1 milhoes de matriculas em cursos de graduação no pais. As reflexoes indicam que a expansao da educação superior deve priorizar o crescimento da oferta de vagas no sistema público, buscando uma melhor relação de vagas entre o sistema público e o privado, com enfase nas demandas crescentes do periodo noturno, visando a um projeto maior de desenvolvimento do pais, ordenado pelo Estado e alicercado na valorização da Educação.

Palavras-chave


Educação superior; Periodo noturno; Oferta de vagas; Politicas públicas

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