Politicas de educação profissional: referencias e perspectivas

Mônica Wermelinger, Maria Helena Machado, Antenor Amâncio Filho

Resumo


O artigo revisita o processo historico de construção do modelo de educação profissional de nivel medio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensao de questoes pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino medio, a associação entre discriminação social e ocupacoes tecnicas, a contencao de demanda ao nivel superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, situando a educação profissional na area da saúde nesse contexto. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, alem de referenciais, diretrizes e documentos tecnicos do Ministerio da Educação. O artigo ressalta a importância que o conceito de terminalidade adquiriu nas propostas para a educação profissional, apontando a politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, assinalando as peculiaridades da area da saúde que a afastam do modelo de educação profissional de nivel medio com carater de terminalidade.

Palavras-chave


Educação profissional; Ensino tecnico; Ensino medio; Terminalidade; Formação em saúde; Educação profissional; Ensino tecnico; Ensino medio; Terminalidade; Formação em saúde

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