Um sistema fuzzy de suporte à decisao para meta-avaliação uma nova abordagem e um estudo de caso desenvolvidos no Brasil

Ana Carolina Letichevsky, Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco, Ricardo Tanschei

Resumo


Este artigo apresenta uma nova metodologia para meta-avaliação que utiliza conjuntos fuzzy e logica fuzzy. Esta metodologia e composta por um instrumento de coleta de dados e por um sistema hierarquico de inferencia fuzzy. As vantagens da metodologia proposta sao: (i) o instrumento de coleta de dados, que permite respostas intermediarias; (ii) a capacidade do sistema de inferencia de se adaptar a necessidades especificas; e (iii) transparencia, atraves da utilização de regras lingüisticas que facilitam tanto o entendimento como a discussao de todo o processo. As regras foram construidas com base nas diretrizes estabelecidas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation(1994) e por informações fornecidas por especialistas. O sistema pode auxiliar avaliadores que ainda nao tem experiencia em meta-avaliação. Um estudo de caso e apresentado como validação da metodologia proposta.

Palavras-chave


Meta-avaliação; Logica fuzzy; Avaliação de programas educacionais; Padroes de avaliação

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