Um sistema fuzzy de suporte à decisao para meta-avaliação uma nova abordagem e um estudo de caso desenvolvidos no Brasil

Ana Carolina Letichevsky, Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco, Ricardo Tanschei

Resumo


Este artigo apresenta uma nova metodologia para meta-avaliação que utiliza conjuntos fuzzy e logica fuzzy. Esta metodologia e composta por um instrumento de coleta de dados e por um sistema hierarquico de inferencia fuzzy. As vantagens da metodologia proposta sao: (i) o instrumento de coleta de dados, que permite respostas intermediarias; (ii) a capacidade do sistema de inferencia de se adaptar a necessidades especificas; e (iii) transparencia, atraves da utilização de regras lingüisticas que facilitam tanto o entendimento como a discussao de todo o processo. As regras foram construidas com base nas diretrizes estabelecidas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation(1994) e por informações fornecidas por especialistas. O sistema pode auxiliar avaliadores que ainda nao tem experiencia em meta-avaliação. Um estudo de caso e apresentado como validação da metodologia proposta.

Palavras-chave


Meta-avaliação; Logica fuzzy; Avaliação de programas educacionais; Padroes de avaliação

Referências


BOLLEN, K. A. Structural equations with latent variable. New York: John Wiley & Sons, 1998. [ Links ]

BRYK, A.; RAUDENBUSH, S. Hierarchical Linear Models. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1992. [ Links ]

FLETCHER, P. À procura do ensino eficaz: relatorio de pesquisa. Brasilia, DF: PNUD/MEC/SAEB, 1997. [ Links ]

FRANSES, P. H.; GELUK, I.; HOMELEN, V. P. Modeling item nonresponse in questionnaires. Quality & Quantity, Netherlands, n. 33, p. 203-213, 1999. [ Links ]

GOLDSTEIN, H. Multilevel statistical models. London: Edward Arnold, 1995. [ Links ]

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The Program Evaluation Standards. 2nd ed. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1994. [ Links ]

LETICHEVSKY, A. C. La categoria precision en la evaluacion y en la meta evaluacion: aspectos practicos y teoricos. In: CONFERENCIA DE RELAC, 1., 2004, Lima. Trabajo presentado... Peru, Lima, 2004. [ Links ]

LETICHEVSKY, A. C. et al. A new approach to meta-evaluation Using Fuzzy Logic. In: NEDJAH, N. et al. (Ed.). Intelligent educational machines: methodologies and experiences: systems engineering. [S.l.: s. n.]. 2007. Books in Series. In press. [ Links ]

MAMDANI, E. H.; ASSILIAN, S. An experiment in linguistic synthesis with a Fuzzy Logic Controller. International Journal of Man-Machine Studies, v. 7, n. 1, p. 1-13, 1975. [ Links ]

MENDEL, J. M. Fuzzy Logic Systems for Engineering: a tutorial. Proceedings of the IEEE, Raleigh, NC, v. 83, n. 3, p. 345-377, 1995. [ Links ]

MORTIMORE, P. The nature and findings of school effectiveness research in primary sector. In: RIDDELL, S.; BROWN, S. (Ed.). School effectiveness research: its messages for school improvement. London: HMSO, 1991. [ Links ]

PENNA FIRME, T.; LETICHEVSKY, A. C. O desenvolvimento da capacidade de avaliacao no seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da meta-avaliacao. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 10, n. 36, p. 289-300, jul./set. 2002. [ Links ]

PFEFFERMANN, D. et al. Weighting for unequal selection probabilities in multilevel models. Journal of the Royal Statistical Society, London, Serie B, n. 1, p. 23-40, 1998. [ Links ]

RASBASH, J. et al. MlwiN Beta version: Multilevel Models Project. London: Institute of Education, University of London, 1999. [ Links ]

RAUDENBUSH, S.; Bryk, A. Hierachical Linear Models: applications and Data Analysis. 2nd ed. Newbury Park, CA: Sage, 2002. [ Links ]

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Perspectives of curriculum evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, 1967. (Monograph Series on Curriculum Evaluation; No. 1). [ Links ]

______. Evaluation Thesaurus. 4th ed. Newbury Park, CA: Sage, 1991. [ Links ]

SHADISH, W. R. et al. Guiding principles for evaluators. San Fracisco: Jossey-Bass, 1995. (New Directions for Program Evaluation; No. 66). [ Links ]

STUFFLEBEAM, D. Empowerment evaluation, objectivist evaluation, and evaluation standards: where the future of evaluation should not go and where it needs to go. Evaluation Practice, Beverly Hills, CA, v. 15, n. 3, p. 321-38, 1994 . [ Links ]

______. The methodology of metaevaluation as reflected in metaevaluations by the western Michigan University. Journal of Personal Evaluation, v. 14, n. 1, p. 95-125, 2001. [ Links ]

TANSCHEIT, R. Sistemas Fuzzy. Rio de Janeiro: Departamento de Engenharia Eletrica, PUC- Rio, 2004. [ Links ]

YANG, M. et al. MlwiN macros for advanced multilevel modelling: version 2.0: Multilevel Models Project. London: Institute of Education, University of London, 1999a. [ Links ]

______. The use of assessment data for school improvement purposes. Oxford Review of Education, Oxford, n. 25, p. 469-483, 1999b. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank