Representacoes da identidade docente: uma contribuicao para a formulação de politicas
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representacoes sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares em representacoes sociais. Goiânia: AB Ed., 1998. [ Links ]
______. Abordagem estrutural das representacoes sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. (Org.). Representacoes sociais e praticas educativas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003. [ Links ]
______. De l'importance de representations sociales dans le problèmes de l'exclusion sociale. In: ______. (Ed.). Exclusion sociale, insertion et prevention. Saint Agne: Editions Erès, 1996. p. 11-18. [ Links ]
______. Methodologie de recueil des representations sociales. In: ______ (Ed.). Pratiques sociales et representations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a. [ Links ]
______. L'organisation interne des representations sociales: système central et système peripherique. In: GUIMELLI, c. (Ed.). Structures et transformations des representations sociales. Lausanne: Delachaux et Niestle, 1994b. p. 73-84. [ Links ]
ARAUJO, J. C. S. Representacoes sociais sobre a profissao docente no seculo XVI. In: JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTACOES SOCIAIS, 1., 1998, Natal. Trabalhos apresentados... Natal, RN: [s. n.], 1998. [ Links ]
CAMPOS, P. H. F. As representacoes sociais de "meninos de rua": proximidade do objeto e diferencas estruturais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares em representacoes sociais. Goiânia: AB Ed., 1998. p. 285-302. [ Links ]
CAMPOS, P. H. F. A abordagem estrutural e o estudo das relacoes entre praticas e representacoes sociais. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. Representacoes sociais e praticas educativas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003. p. 21- 36. [ Links ]
ESTEVE, J. M. Mudancas sociais e funcao docente. In: NOVOA, A. (Org.) Profissao professor. Porto: Porto Ed., 1995. [ Links ]
KUENZER, A. As politicas de formacao: a constituicao do professor sobrante. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano 20, n. 68, p. 143-178, dez. 1999. [ Links ]
FLAMENT, C. L'Analyse de similitude: une technique pour les recherches sur les representations sociales. Cahiers de psychologie cognitive, Marseille, n. 4, p. 357-396, 1981. [ Links ]Y [ Links ]
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui, RS: Ed. Unijui, 1998. [ Links ]
LÜDKE, M.; BOING, L. A. Caminhos da profissao e da profissionalidade docente. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004. [ Links ]
MARTINS, A. M. S. As representacoes sobre o ser professor na decada de 50. In: JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTACOES SOCIAIS, 1., 1998, Natal. Trabalhos apresentados... Natal, RN: [s. n.], 1998. [ Links ]
MOLINER, P. Les methodes de reperage et de identification du noyau des representations sociales. In: GUIMELLI, C. (Ed.). Structures et transformations des representations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestle, 1994. p. 199 – 232. [ Links ]
NOVOA, A. (Coord.) Profissao professor. Porto: Porto Ed., 1995. [ Links ]
PERRENOUD, P. Construir competencias desde a escola. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1999. [ Links ]
______. Dez novas competencias para ensinar. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000. [ Links ]
OLIVEIRA, E. S. G. Trabalho do professor: trabalho de Sisifo?. Heroicas representacoes sociais da docencia. In: JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTACOES SOCIAIS, 1., 1998, Natal. Trabalhos apresentados... Natal, RN: [s. n.], 1998. [ Links ]
PIMENTA, S. G. Formacao de professores: saberes da docencia e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação da USP, Sao Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996. [ Links ]
RICCI, R. O perfil do educador para o seculo XXI: de boi de coice a boi de cambao. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano 20, n. 66, p. 143-178, abr. 1999. [ Links ]
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, A. J. Precarizacao do trabalho docente e seus efeitos sobre as praticas curriculares. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 25. n. 89, p. 1203- 1225, set./dez. 2004. [ Links ]
SARTI, F. M. Saberes docentes e formacao da identidade profissional de futuros professores. In: SIMPOSIO DE PESQUISA DA FEUSP, 3., 1997, Sao Paulo. Anais... Sao Paulo: [s. n.], 1996. (Estudos e Documentos). [ Links ]
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docencia como profissao de interacoes humanas. Trad. de Joao Batista Kreuch. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2005. [ Links ]
TURA, L. F. Aids e estudantes: a estrutura das representacoes sociais. In: JODELET, D.; MADEIRA, M. C. (Org.). Aids e representacoes sociais: à busca de sentidos. Natal, RN: EDUFRN, 1998. P. 121-154. [ Links ]
VERGÈS, P. Approche du noyau central: proprietes quantitatives et struturales. . In: Guimelli, C. (Ed.). Structures et transformations des representations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestle, 1994. p. 233-254. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)