Representacoes da identidade docente: uma contribuicao para a formulação de politicas

Alda Judith Alves-Mazzotti

Resumo


Este artigo focaliza uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representacoes da identidade docente construidas por professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro frente aos desafios postos à escola na contemporaneidade. Optou-se pela abordagem estrutural das representacoes proposta por Abric. Os dados foram coletados por meio de um teste de associação de palavras com justificativa e tratados utilizando osoftware EVOC. Participaram do estudo 248 professores, 123 de 1a a 4a serie e 125 de 5a a 8a. Os resultados indicaram diferencas significativas entre as representacoes dos dois grupos, refletidas nas configuracoes de seus núcleos centrais: no 1º. grupo (1a a 4a serie) o núcleo e constituido por um único elemento –dedicação -,embora na periferia proxima apareca o termo cansativo; e no 2º. (5a a 8a serie), sao destacados os termosdificuldades e luta. Concluiu-se que os professores de 1a a 4a serie parecem atribuir à sua identidade um sentido tradicionalmente associado à funcao docente, enquanto para os de 5a a 8a, ser professor hoje e lutar cotidianamente contra as inúmeras dificuldades que se interpoem entre ele e seus alunos.

Palavras-chave


Representacoes sociais; Identidade do professor; Trabalho docente

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