Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violencia e à homofobia

Zulmira Newlands Borges, Dagmar Estermann Meyer

Resumo


Este artigo se propoe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violencia e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa "Brasil Sem Homofobia", do Ministerio da Saúde, e apoiada pelo Ministerio da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questoes vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussao e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso "Educando para a Diversidade". Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à ideia de contaminação e estimulação de uma sexualidade nao hegemônica, acabando por colocar os proprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissao e familiares.

Palavras-chave


Politica pública; Vulnerabilidade; Genero; Homofobia

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