A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussao da diversidade e das diferencas

Ana Ivenicki

Resumo


O presente artigo argumenta que a compreensao da pesquisa como fenômeno multicultural pode tornar a articulação ensino-pesquisa mais impactante na formação de professores, Desenvolve o argumento, propondo quatro dimensoes centrais nessa perspectiva: a compreensao dos futuros professores e professores formadores como identidades culturais plurais de pesquisadores em ação; o incentivo às discussoes dos temas educacionais em termos de vozes silenciadas e representadas, analisando tensoes entre universalismo e valorização da diversidade; a apresentação dos professores em formação a metodologias plurais de pesquisa; a analise das identidades institucionais ou organizacionais onde se processa a formação docente e sua articulação à perspectiva de pesquisa, problematizando relacoes desiguais de poder e lutando para que essas instituicoes se constituam em instituicoes ou organizacoes multiculturais.

Palavras-chave


Formação de professores; Multiculturalismo; Pesquisa multicultural

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