Transmissao intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003

Flavio de Oliveira Goncalves, Marco Túlio Aniceto Franca

Resumo


Utilizamos dados do SAEB 2003 com modelos multiniveis para explicar o resultado do desempenho dos alunos de 4a serie do ensino fundamental e 3º ano do ensino medio. Verificamos que as escolas de ensino basico brasileiras reproduzem desigualdades de condicoes tais como o nivel socioeconômico das familias e principalmente a (in) capacidade de financiamento do ensino privado. No ensino medio a complementaridade das familias pode ser reduzida atraves de uma maior participação dos pais na administração das escolas e infra-estrutura, entretanto permanece a grande diferenca de desempenho entre alunos matriculados nas redes pública e privada. Em um terceiro nivel sao analisados os impactos regionais sobre o sistema educacional, estados com baixa participação politica tem menor capacidade de responsabilização pelas politicas educacionais e, portanto, menor rendimento. A reprodução da desigualdade e um circulo vicioso, estados com renda mas mal distribuida tem sistemas educacionais piores e mais desiguais.

Palavras-chave


Escolaridade; Desigualdade; Microeconometria

Referências


ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F.; FRANCO, C. Qualidade e eqüidade na educacao fundamental brasileira. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, dez. 2002. [ Links ]

BARROS, R. P.; HENRIQUES, R.; MENDONCA, R. Pelo fim das decadas perdidas: educacao e desenvolvimento sustentado no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2002. (Texto para discussao; 857). [ Links ]

BOURDIEU, P. Cultural Reproduction and social reproduction. In: KARABEL , J.; HALSEY, A. H. (Ed.). Power and ideology in education. New York: Oxford University Press, 1977. [ Links ]

BRYK, S.; RAUDENBUSH, W. Hierarchical linear models: applications and data analysis methods. London: Sage, 1992. [ Links ]

______. A hierarchical model for studying school effects. Sociology of Education, Washington, v. 59, p. 1-17, Jan. 1986. [ Links ]

BROOKS-GUNN, J. et al. Do neighborhoods influence child and adolescent development? The American Journal of Sociology, Chicago, v. 99, n. 2, p. 353-395, Sept. 1993. [ Links ]

CARD, D.; KRUEGER, A. B. School resources and student outcomes: an overview of the literature and new evidence from North and South Carolina. Journal of Economic Perspectives, Pittsburgh, v. 10, n. 4, p. 31-50, 1996. [ Links ]

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966. [ Links ]

COLEMAN, J. S. et al. High school achievement: public, catholic, and other private schools compared. New York: Basic, 1982. [ Links ]

ENGERMAN, S. L.; SOKOLOFF, K . Factor endowments, inequality and paths of development among new world economics. Cambridge, MA: NBER, 2002. (Working paper; 9259). Disponivel em: . Acesso em: 22 maio 2007. [ Links ]

FERREIRA, F. Education for the masses?: the interaction between wealth, educational and political inequalities. Economics of Transition, Ames, v. 9, n. 2, p. 533-52, July 2001. [ Links ]

GALOR, O.; ZEIRA, J. Income distribution and macroeconomics. Review of Economic Studies, London, v. 60, n. 1, p. 35-52, Jan. 1993. [ Links ]

HANUSHEK, E. The economics of schooling: production and efficiency in public schools. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 24, p. 1141-1177, 1986. [ Links ]

______. The impact of differential expenditures on school performance. Educational Researcher, Washington, v. 18, n. 4, p. 45-51, 1989. [ Links ]

HANUSHEK, E.; RIVKIN, S.; TAYLOR, L. Aggregation and the estimated effects of school resources. The Review of Economics and Statistics, Cambridge, v. 78, n. 4, p. 611-627, Nov. 1996. [ Links ]

HEDGES, L.; LAINE, R. D.; GREENWALD, R. Does money matter?: a meta-analysis of the effects of differential schools inputs on student outcomes. Educational Researcher, Washington, v. 23, n. 3, p. 5-14, Apr. 1994. [ Links ]

INEP. Relatorio Nacional do SAEB 2003. Brasilia, DF, 2006.658 [ Links ]

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuicoes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 78, p. 1536, 2002. [ Links ]

SOARES, T. M. Modelo de 3 niveis hierarquicos para a proficiencia dos alunos de 4a serie avaliados no teste de lingua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, v. 29, p. 73-87, 2005. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank