Transmissao intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003

Flavio de Oliveira Goncalves, Marco Túlio Aniceto Franca

Resumo


Utilizamos dados do SAEB 2003 com modelos multiniveis para explicar o resultado do desempenho dos alunos de 4a serie do ensino fundamental e 3º ano do ensino medio. Verificamos que as escolas de ensino basico brasileiras reproduzem desigualdades de condicoes tais como o nivel socioeconômico das familias e principalmente a (in) capacidade de financiamento do ensino privado. No ensino medio a complementaridade das familias pode ser reduzida atraves de uma maior participação dos pais na administração das escolas e infra-estrutura, entretanto permanece a grande diferenca de desempenho entre alunos matriculados nas redes pública e privada. Em um terceiro nivel sao analisados os impactos regionais sobre o sistema educacional, estados com baixa participação politica tem menor capacidade de responsabilização pelas politicas educacionais e, portanto, menor rendimento. A reprodução da desigualdade e um circulo vicioso, estados com renda mas mal distribuida tem sistemas educacionais piores e mais desiguais.

Palavras-chave


Escolaridade; Desigualdade; Microeconometria

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