Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005

Creso Franco, Nigel Brooke, Fatima Alves

Resumo


Este artigo apresenta o relato do desenho metodologico do "Estudo longitudinal sobre qualidade e eficácia no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005". O GERES ainda esta em desenvolvimento e sua principal caracteristica e o acompanhamento de uma mesma amostra de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ao longo de quatro anos. Cinco cidades participam do estudo, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) e Campo Grande (MS). O estudo comecou em 2005 e envolve a aplicação de testes cognitivos em Leitura e em Matematica, bem como questionarios contextuais para alunos, professores e diretores das escolas participantes. A Teoria de Resposta ao Item Parametrica tem sido utilizada com o proposito de equalização das escalas para os diferentes niveis de escolarização (anos ou seus equivalentes), de modo que seja possivel obter uma curva de crescimento da proficiencia ao longo do tempo para cada aluno observado. O GERES tem como objetivo central investigar quais práticas pedagogicas e condicoes escolares contribuem para a promocao da eficácia e da eqüidade escolar, tendo como principal abordagem analitica a utilização de modelos multiniveis.

Palavras-chave


Estudo longitudinal; Avaliação educacional; Eficacia e eqüidade escolar; Modelos multiniveis

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