Lideranca nas organizacoes educativas: a direccao por valores

Joao Ribeiro Trigo, Jorge Adelino Costa

Resumo


A lideranca constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizacoes em geral, ainda que esta prevalencia nao tenha atingido o mesmo protagonismo no caso das organizacoes educativas, de modo particular em alguns contextos geograficos. Nao obstante assumirmos neste artigo que as escolas manifestam especificidades relativamente a outras organizacoes, tambem reconhecemos que os estudos situados no dominio educacional nao podem ficar imunes às contribuicoes de outras areas. E neste sentido que invocamos aqui o modelo da Direccao por Valores enquanto proposta que, rompendo como as vertentes mais tecnico-instrumentais das teorias tradicionais da gestao, podera contribuir para uma reflexão compartilhada com a lideranca das organizacoes educativas, de modo especial tendo em conta a conceptualização da lideranca como dialogo sobre valores.

Palavras-chave


Lideranca; Valores; Gestao escolar

Referências


BARROSO, J. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996. [ Links ]

BOLIVAR, A. Como melhorar as escolas: estrategias e dinâmicas de melhoria das praticas educativas. Porto: ASA, 2003. [ Links ]

CHIAVENATO, I. Gestao de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizacoes. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999. [ Links ]

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966. [ Links ]

COSTA, J. Imagens organizacionais da escola. Porto: ASA, 1996. [ Links ]

______. Liderancas nas organizacoes: revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In: SIMPOSIO SOBRE ORGANIZACAO E GESTAO ESCOLAR, 1., Aveiro, 2000. Actas... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000. [ Links ]

CUNHA, M. et al. Manual de comportamento organizacional e gestao. Lisboa: RH Ed., 2004. [ Links ]

DOLAN, S.; GARCIA, S.; NAVARRO, C. La construccion del alma de la empresa: vision, mision y valores compartidos. In: MANAGEMENT espanol: los mejores textos. Barcelona: Ariel, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

ESTEVAO, C. Globalizacao, metaforas organizacionais e mudanca educacional: dilemas e desafios. Porto: ASA, 2002. [ Links ]

ETZIONI, A. Organizacoes modernas. Sao Paulo: Pioneira, 1984. [ Links ]

FERREIRA, C.; NEVES, J.; CAETANO, A. Manual de psicossociologia das organizacoes. Lisboa: McGraw-Hill, 2001. [ Links ]

FULLAN, M. Liderar numa cultura de mudanca. Porto: ASA, 2003. [ Links ]

GARCIA, S. La direccion por valores (DpV) como herramienta de liderazgo postconvencional. In: MANAGEMENT espanol: los mejores textos. Barcelona: Ariel, 2002a. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

______. La empresa "eutopica" y su triple responsabilidad economica, etica y... emocional: casi 100 preguntas y una respuesta para el cambio. In: CONGRESO DE DIRECTIVOS DE RR.HH Y MANAGEMENT, 2003, Madrid; CONVOCATORIA DEL MANAGER BUSINESS FORUM, 7., Madrid. Trabajos... Madrid: Manager Business Forum, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

______. Etica, liderazgo postconvencional y creatividad. Direccion y Progresso, Madrid, n. 180, p. 17-33, nov./dic. 2001a. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

______. El valor de los valores como ordenadores del caos y la incertidumbre. Recursos Humanos, n. 16, p. 44-49, 2002b. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

______. El valor del lider postconvencional: la gestion del miedo. In: LIDERANDO con emocion. Madrid: Soluziona-Grieker Orgemer, 2001b. Disponivel em: . Acesso em: 9 fev. 2005. [ Links ]

GARCIA, S.; DOLAN, S. La Direccion por Valores (DpV): el cambio mas alla de la direccion por objectivos. Madrid: McGraw-Hill., 1997. [ Links ]

GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R.; MCKEE, A. Os novos lideres: a inteligencia emocional nas organizacoes. Lisboa: Gradiva, 2002. [ Links ]

KOHLBERG, L. Essays on moral development. San Francisco: Harper and Row, 1981. v. 1. [ Links ]

LIMA, L. A escola como organizacao e a participacao na organizacao escolar: um estudo da escola secundaria em Portugal (1974-1998). Braga: Instituto da Educação, Universidade do Minho, 1992. [ Links ]

______. A escola como organizacao educativa: uma abordagem sociologica. Sao Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]

MARZANO, R. Como organizar as escolas para o sucesso educativo: da investigacao às praticas. Porto: ASA, 2005. [ Links ]

MUÑOZ SEDANO, A.; ROMAN PEREZ, M. Modelos de organizacion escolar. Madrid: Cincel, 1989. [ Links ]

NOVOA, A. Para uma analise das instituicoes escolares. In: NOVOA, A. (Coord.). As organizacoes escolares em analise. Lisboa: Dom Quixote, 1992. [ Links ]

NETO, D. Dificil e senta-los. Lisboa: Oficina do Livro, 2002. [ Links ]

PERRENOUD, P. Dez principios para tornar o sistema educativo mais eficaz. In: AZEVEDO, J. (Coord.). Avaliacao dos resultados escolares: medidas para tornar o sistema mais eficaz. Porto: ASA, 2003. [ Links ]

REGO, A.; CUNHA, M. A essencia da lideranca: mudanca x resultados x integridade: teoria, pratica, aplicacoes e exercicios de autoavaliacao. Lisboa: Ed. RH, 2004. [ Links ]

SANCHES, F. Da natureza e possibilidade da lideranca colegial das escolas. In: SIMPOSIO SOBRE ORGANIZACAO E GESTAO ESCOLAR, 1., Aveiro, 2000. Actas... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000. [ Links ]

SERGIOVANNI, T. O mundo da lideranca: desenvolver culturas, praticas e responsabilidade pessoal nas escolas. Porto: ASA, 2004a. [ Links ]

SERGIOVANNI, T. Novos caminhos para a lideranca escolar. Porto: ASA, 2004b. [ Links ]

VICENTE, N. Guia do gestor escolar: da escola de qualidade minima garantida à escola com garantia de qualidade. Porto: ASA, 2004. [ Links ]

WHITAKER, P. Gerir a mudanca nas escolas. Porto: ASA, 2000. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank