A alfabetização de criancas com seis anos: uma contribuicao para o debate sobre aquisicao de habilidades de leitura escrita e matematica no primeiro ano do ensino fundamental

Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein, Mariza Abreu, Sônia Elizabeth Bier

Resumo


O Projeto Piloto de alfabetização foi desenvolvido com alunos da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Sul que ingressaram com seis anos, no ano de 2007, no ensino fundamental de nove anos. Com o objetivo de avaliar os niveis de habilidades de leitura, escrita e matematica, alcancados pelos alunos, foi delineado um experimento separando esses alunos em quatro grupos, sendo que tres deles participaram das atividades de aprendizagem conduzidas por tres Instituicoes convidadas, e o outro grupo, de controle, realizou atividades promovidas pelas proprias escolas. Os resultados sao apresentados em escalas de proficiencias em Leitura, Escrita e Matematica que expressam os desempenhos obtidos pelos alunos ao final do primeiro ano de escolaridade obrigatoria. O resultado principal foi que os 3 grupos de intervencao tiveram desempenho melhor em leitura e escrita do que o grupo de controle. Em matematica, nao houve diferencas. Foi construida uma medida de nivel socioeconômico das escolas dos diferentes grupos e constatou-se que nao ha diferencas nas distribuicoes dos niveis socioeconômicos dos 4 grupos.

Palavras-chave


Alfabetização; Avaliação de habilidades de leitura e escrita e matematica; Alfabetização de criancas de seis anos

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