Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceara (UFC)

Wagner Bandeira Andriola, Cristiany Gomes Andriola

Resumo


Objetivamos avaliar alguns aspectos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceara (UFC), que comprometem a qualidade educacional. Enfocamos, na ocasiao, o seguinte: adequação das instalacoes fisicas; adequação dos equipamentos de informatica e recursos audiovisuais; envolvimento docente no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi utilizada amostra composta por 124 universitarios do curso de Pedagogia da UFC, com idade media de 26,8 anos (desvio-padrao = 7,05 anos), sendo 96 do genero feminino (77,2%) e 83 do curso noturno (66,9%). Quanto ao semestre de entrada no curso, observamos que 32 dos entrevistados (25,7%) iniciaram seus estudos no periodo 1999.2, tendo, portanto, conhecimento sobre os aspectos componentes da realidade avaliada ha, pelo menos, quatro anos. Os principais resultados apontaram a existencia das seguintes classes de problemas: 1) estruturais: inadequação das instalacoes fisicas da FACED; e 2) conjunturais: (a) inadequação da seguranca da FACED, (b) inadequação da manutencao e dos equipamentos de informatica e audiovisuais, (c) diminuto envolvimento docente em algumas atividades academicas, (d) inadequação do atendimento proporcionado pelos funcionarios da Coordenação da Graduação ao corpo discente, (e) diminuta oferta de disciplinas optativas, (f) inadequação da sistematica da matricula via Internet e, finalmente (g) desprestigio do curso noturno de Pedagogia.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Qualidade educacional; Educação superior

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