Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceara (UFC)

Wagner Bandeira Andriola, Cristiany Gomes Andriola

Resumo


Objetivamos avaliar alguns aspectos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceara (UFC), que comprometem a qualidade educacional. Enfocamos, na ocasiao, o seguinte: adequação das instalacoes fisicas; adequação dos equipamentos de informatica e recursos audiovisuais; envolvimento docente no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi utilizada amostra composta por 124 universitarios do curso de Pedagogia da UFC, com idade media de 26,8 anos (desvio-padrao = 7,05 anos), sendo 96 do genero feminino (77,2%) e 83 do curso noturno (66,9%). Quanto ao semestre de entrada no curso, observamos que 32 dos entrevistados (25,7%) iniciaram seus estudos no periodo 1999.2, tendo, portanto, conhecimento sobre os aspectos componentes da realidade avaliada ha, pelo menos, quatro anos. Os principais resultados apontaram a existencia das seguintes classes de problemas: 1) estruturais: inadequação das instalacoes fisicas da FACED; e 2) conjunturais: (a) inadequação da seguranca da FACED, (b) inadequação da manutencao e dos equipamentos de informatica e audiovisuais, (c) diminuto envolvimento docente em algumas atividades academicas, (d) inadequação do atendimento proporcionado pelos funcionarios da Coordenação da Graduação ao corpo discente, (e) diminuta oferta de disciplinas optativas, (f) inadequação da sistematica da matricula via Internet e, finalmente (g) desprestigio do curso noturno de Pedagogia.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Qualidade educacional; Educação superior

Referências


AMARAL, N. C. A universidade pública no Brasil: identidade e projeto institucional em questao. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruinas na república dos professores. Petropolis: Vozes, 1999. [ Links ]

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC, 1999. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B. Calidad educativa y efectividad escolar: conceptos y caracteristicas. Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n. 39, p. 7-14, 2000. [ Links ]

ANDRIOLA, W. B. Consideracoes sobre a avaliacao da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 23, p. 88-94, 1999a. [ Links ]

______. Cuidados na avaliacao da aprendizagem: algumas reflexoes. In: MCDONALD, B. C. (Org.). Esbocos em avaliacao educacional. Fortaleza: Ed. da UFC, 2003. [ Links ]

______. Deteccion del funcionamiento diferencial del item (DIF) en tests de rendimiento: aportaciones teoricas y metodologicas. 2002. 630 f. Tese (Doutorado em Educação) - Facultad de Educacion, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2002. [ Links ]

______. Evaluacion: la via para la calidad educativa. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v.7, n. 25, p. 355-368, 1999b. [ Links ]

______. Factores caracterizadores de centros educativos eficaces. Bordon: revista de pedagogia, Madrid, v. 53, n. 2, p. 175-183, 2001. [ Links ]

BARRETO, J. A. E.; ANDRIOLA, W. B. O mestrado em avaliacao educacional da Universidade Federal do Ceara. In: BARRETO, J. A. E.; MOREIRA, R. V. (Org.). Razao e fe do carvoeiro: alguns escritos de filosofia da ciencia e outros nem tanto. Fortaleza: Programa Editorial Casa de Jose de Alencar, 2000. [ Links ]

BONNIOL, J. J.; VIAL, M. Modelos de avaliacao: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]

BOSI, A. A importância da universidade pública. Ciencia Hoje, Rio de Janeiro,v. 28, n. 165, p. 42-48, 2000. [ Links ]

CASTRO, C. M. Educação superior e eqüidade: inocente ou culpada?. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 9, n. 30, p. 109-122, 2001. [ Links ]

CONDE, Y. (Ed.). La sabiduria de los nuestros. New York: Random House, 2006. [ Links ]

COSTA, S. F. Matriz de Especificacoes: suporte operacional de uma avaliacao. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, v. 12, p. 59-65, 1995. [ Links ]

DE MIGUEL, M. et al. Evaluacion para la calidad de los Institutos de Educacion Secundaria. Madrid: Editorial Escuela Española, 1994. [ Links ]

DIAS SOBRINHO, J. Avaliacao da educacao superior. Petropolis: Vozes, 2000. [ Links ]

DOHERTY G. D. (Org.). Desarrollo de sistemas de calidad en la educacion. Madrid: Editorial La Muralla, 1997. [ Links ]

FERNANDES, T. Educação com qualidade. Ciencia Hoje, Rio de Janeiro,v. 30 n. 176, p. 56-58, 2001. [ Links ]

HADJI, C. Avaliacao: regras do jogo: das intencoes aos instrumentos. Porto: Porto Ed., 1994. [ Links ]

______. Avaliacao desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]

INSTITUTO NACIONAL DE CALIDAD EDUCATIVA. Los resultados escolares: diagnostico del sistema educativo 1997: la escuela secundaria obligatoria. Madrid: Ministerio de Educacion y Cultura, 1998. [ Links ]

JOHNSON, G. R.; GLASMAN, N. S. Evaluation authority and financial control. Studies in Educational Evaluation, Washington, DC, v. 9, n. 1, p. 59-76, 1983. [ Links ]

LEMOS, V. V. O criterio do sucesso: tecnicas de avaliacao da aprendizagem. Lisboa: Texto, 1993. [ Links ]

MARCHESI, A.; MARTIN, E. Calidad de la enseñanza en tiempos de cambio. Madrid: Alianza Editorial, 1998. [ Links ]

MURPHY, j. Scholl effectiveness and scholl reestructuring: contributions to educational improvement. School Effectiveness and School Improvement, London, v. 3, n. 2, p. 90-109, 1992. [ Links ]

NEVO, D. Evaluacion basada en el centro: un dialogo para la mejora educativa. Bilbao: Ediciones Mensajero, 1997. [ Links ]

ORDEN HOZ, A. Calidad y evaluacion de la enseñanza universitaria. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES, 1992, Madrid. Resumenes... Madrid, 1992. [ Links ]

______. La escuela en la perspectiva del producto educativo: reflexiones sobre evaluacion de centros docentes. Bordon: revista de pedagogia, Madrid, v. 45, n. 3, p. 263-270, 1993. [ Links ]

RIBEIRO, L. C. Avaliacao da aprendizagem. Lisboa: Texto, 1993. [ Links ]]

RUIZ RUIZ, J. M. Teoria del curriculum: diseño y desarrollo curricular. Madrid: Editorial Universiatas, 1996. [ Links ]

SANTAOLALLA, R. C. Evaluacion de programas de intervencion tutorial. Revista Complutense de Educacion, Madrid, v. 7, n.1, p. 97-118, 1996. [ Links ]

SILVA, C. S. Medidas e avaliacao em educacao. Petropolis: Vozes, 1992. [ Links ]

STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIELD, A. J. Evaluacion sistemica: guia teorica y practica. Barcelona: Editorial Paidos, 1987. [ Links ]

THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formacao do professor. Cadernos da Graduacao, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 9-12, 2002. [ Links ]

WILSON, E. O. Consilience: la unidad del conocimiento. Barcelona: Ediciones Galaxia Gutemberg, 1999. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank