Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceara (UFC)
Resumo
Palavras-chave
Referências
AMARAL, N. C. A universidade pública no Brasil: identidade e projeto institucional em questao. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruinas na república dos professores. Petropolis: Vozes, 1999. [ Links ]
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC, 1999. [ Links ]
ANDRIOLA, W. B. Calidad educativa y efectividad escolar: conceptos y caracteristicas. Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n. 39, p. 7-14, 2000. [ Links ]
ANDRIOLA, W. B. Consideracoes sobre a avaliacao da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 23, p. 88-94, 1999a. [ Links ]
______. Cuidados na avaliacao da aprendizagem: algumas reflexoes. In: MCDONALD, B. C. (Org.). Esbocos em avaliacao educacional. Fortaleza: Ed. da UFC, 2003. [ Links ]
______. Deteccion del funcionamiento diferencial del item (DIF) en tests de rendimiento: aportaciones teoricas y metodologicas. 2002. 630 f. Tese (Doutorado em Educação) - Facultad de Educacion, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2002. [ Links ]
______. Evaluacion: la via para la calidad educativa. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v.7, n. 25, p. 355-368, 1999b. [ Links ]
______. Factores caracterizadores de centros educativos eficaces. Bordon: revista de pedagogia, Madrid, v. 53, n. 2, p. 175-183, 2001. [ Links ]
BARRETO, J. A. E.; ANDRIOLA, W. B. O mestrado em avaliacao educacional da Universidade Federal do Ceara. In: BARRETO, J. A. E.; MOREIRA, R. V. (Org.). Razao e fe do carvoeiro: alguns escritos de filosofia da ciencia e outros nem tanto. Fortaleza: Programa Editorial Casa de Jose de Alencar, 2000. [ Links ]
BONNIOL, J. J.; VIAL, M. Modelos de avaliacao: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]
BOSI, A. A importância da universidade pública. Ciencia Hoje, Rio de Janeiro,v. 28, n. 165, p. 42-48, 2000. [ Links ]
CASTRO, C. M. Educação superior e eqüidade: inocente ou culpada?. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 9, n. 30, p. 109-122, 2001. [ Links ]
CONDE, Y. (Ed.). La sabiduria de los nuestros. New York: Random House, 2006. [ Links ]
COSTA, S. F. Matriz de Especificacoes: suporte operacional de uma avaliacao. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, v. 12, p. 59-65, 1995. [ Links ]
DE MIGUEL, M. et al. Evaluacion para la calidad de los Institutos de Educacion Secundaria. Madrid: Editorial Escuela Española, 1994. [ Links ]
DIAS SOBRINHO, J. Avaliacao da educacao superior. Petropolis: Vozes, 2000. [ Links ]
DOHERTY G. D. (Org.). Desarrollo de sistemas de calidad en la educacion. Madrid: Editorial La Muralla, 1997. [ Links ]
FERNANDES, T. Educação com qualidade. Ciencia Hoje, Rio de Janeiro,v. 30 n. 176, p. 56-58, 2001. [ Links ]
HADJI, C. Avaliacao: regras do jogo: das intencoes aos instrumentos. Porto: Porto Ed., 1994. [ Links ]
______. Avaliacao desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]
INSTITUTO NACIONAL DE CALIDAD EDUCATIVA. Los resultados escolares: diagnostico del sistema educativo 1997: la escuela secundaria obligatoria. Madrid: Ministerio de Educacion y Cultura, 1998. [ Links ]
JOHNSON, G. R.; GLASMAN, N. S. Evaluation authority and financial control. Studies in Educational Evaluation, Washington, DC, v. 9, n. 1, p. 59-76, 1983. [ Links ]
LEMOS, V. V. O criterio do sucesso: tecnicas de avaliacao da aprendizagem. Lisboa: Texto, 1993. [ Links ]
MARCHESI, A.; MARTIN, E. Calidad de la enseñanza en tiempos de cambio. Madrid: Alianza Editorial, 1998. [ Links ]
MURPHY, j. Scholl effectiveness and scholl reestructuring: contributions to educational improvement. School Effectiveness and School Improvement, London, v. 3, n. 2, p. 90-109, 1992. [ Links ]
NEVO, D. Evaluacion basada en el centro: un dialogo para la mejora educativa. Bilbao: Ediciones Mensajero, 1997. [ Links ]
ORDEN HOZ, A. Calidad y evaluacion de la enseñanza universitaria. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES, 1992, Madrid. Resumenes... Madrid, 1992. [ Links ]
______. La escuela en la perspectiva del producto educativo: reflexiones sobre evaluacion de centros docentes. Bordon: revista de pedagogia, Madrid, v. 45, n. 3, p. 263-270, 1993. [ Links ]
RIBEIRO, L. C. Avaliacao da aprendizagem. Lisboa: Texto, 1993. [ Links ]]
RUIZ RUIZ, J. M. Teoria del curriculum: diseño y desarrollo curricular. Madrid: Editorial Universiatas, 1996. [ Links ]
SANTAOLALLA, R. C. Evaluacion de programas de intervencion tutorial. Revista Complutense de Educacion, Madrid, v. 7, n.1, p. 97-118, 1996. [ Links ]
SILVA, C. S. Medidas e avaliacao em educacao. Petropolis: Vozes, 1992. [ Links ]
STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIELD, A. J. Evaluacion sistemica: guia teorica y practica. Barcelona: Editorial Paidos, 1987. [ Links ]
THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formacao do professor. Cadernos da Graduacao, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 9-12, 2002. [ Links ]
WILSON, E. O. Consilience: la unidad del conocimiento. Barcelona: Ediciones Galaxia Gutemberg, 1999. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)