Avaliação do perfil cinestesico-corporal de criancas com Sindrome de Down: um parâmetro para se atender à proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial

Ariella Brito, Iris Lima e Silva, Fabricio Cardoso, Heron Beresford

Resumo


Este artigo teve por objetivo avaliar o perfil cinestesico-corporal de 20 criancas, com Sindrome de Down (SD), de 06 a 12 anos, residentes na Regiao Sul do Estado do Tocantins - Brasil. Isto com o proposito de estabelecer parâmetros cognitivo-motores que possam fundamentar práticas heterogeneas tanto no projeto politico-pedagogico, como no curriculo, na metodologia de ensino e na avaliação de tais entes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial (BRASIL, 2001) e favorecer, assim, a aprendizagem e a integração social de individuos com tais necessidades especiais. Tal objetivo foi alcancado a partir de uma avaliação de contexto na qual foi aplicado o Inventario Portage Operacionalizado (WILLIAMS; AIELLO, 2001) e o protocolo de avaliação de habilidades motoras de Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978). Concluiu-se que individuos com SD apresentam um deficit de habilidades cognitivo-motoras proprias da coordenação motora fina e um limitado desenvolvimento da linguagem, seja oral ou escrita, resultando em insucesso nas tarefas escolares. Finalmente, chama-se a atencao para um importante aspecto, isto e, que alguns individuos portadores da SD, seja em funcao de um menor nivel de deficiencia cerebral ou mesmo de vivencia motora, podem ter exito em tarefas diversas, inclusive no ambiente escolar.

Palavras-chave


Individuos com Sindrome de Down; Perfil cinestesico-corporal; Avaliação; Politicas públicas

Referências


ADDIS, D. R.; McANDREWS, M. P. Prefrontal and hippocampal contributions to then generation and binding of semantic associations during successful encoding. Neuroimage, London, v. 33, p. 1194-1206, 2006. [ Links ]

ARNSTEN, A. F. Fundamentals of attention-deficit/hyperactivity disorder: circuits and pathways. Journal of Clinical Psychiatry, Tucson, v. 67, p. 7-12, 2006. [ Links ]

BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria de Educacao Especial. Diretrizes curriculares nacionais para educacao especial na educacao basica. Brasilia, DF, 2001. Disponivel em: . Acesso em: 2 ago. 2008. [ Links ]

BROCKI, K. C.; BOHLIN, G. Executive functions in children aged 6 to 13: a dimensional and developmental study. Developmental Neuropsychology, London, v. 26, n. 2, p. 571593, 2004. [ Links ]

BRUININKS, R. Bruininks-oseretsky test of motor proficiency: examiner's manual. Minnesota: American Guidance Service, 1978. [ Links ]

BUNCHAFT, G.; KELLNER, S. R. O. Estatistica sem misterios. Petropolis, RJ: Vozes, 1999. [ Links ]

CARLSSON, M. On the role of prefrontal cortex glutamate for the antithetical phenomenology of obsessive compulsive disorder and attention deficit hyperactivity disorder. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, Amsterdam, v. 25, n. 1, p. 5-26, Jan. 2001. [ Links ]

COCHRAN, G. Tecnologia da amostragem. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1956. [ Links ]

COSTA NETO, P. L. O. Estatistica. Sao Paulo: Edgard Blucher, 2002. [ Links ]

CUNNINGHAM, C. C. Desarrollo psicologico em los niños com Sindrome de Down. Barcelona: Massom, 1995. [ Links ]

DORETTO, D. Fisiopatologia do sistema nervoso: fundamentos da semiologia. 2. ed. Sao Paulo: Atheneu, 2005. [ Links ]

GAGNE, R. The conditions of learning. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1985. [ Links ]

GARDNER, H. Inteligencias múltiplas: a teoria na pratica. Porto Alegre: Artes Medicas, 1995. [ Links ]

HAINES, D. E. Neurociencia fundamental: para aplicacoes basicas e clinicas. 3. ed. Sao Paulo: Elsevier, 2006. [ Links ]

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. Sao Paulo: EDUSP, 1981. [ Links ]

MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. Sao Paulo : Atheneu, 1981. [ Links ]

MUSTACCHI, Z.; PERES, S. Genetica baseada em evidencias: sindromes e herancas. Sao Paulo: CID, 2000, v. 1. [ Links ]

PUESCHEL, S. (Org.). Sindrome de Down: guia para pais e educadores. Campinas, SP: Papirus, 1993. [ Links ]

______. (Org.). Sindrome de Down: guia para pais e educadores. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. [ Links ]

ROYDEN, J. Neurologia de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2006. [ Links ]

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]

SCHWARTZAN, J. S. Sindrome de Down. Sao Paulo: Mackenzie, 1999. [ Links ]

SPRINGER, S. P.; DEUTSCH, G. Cerebro esquerdo, cerebro direito. Sao Paulo: Summus, 1993. [ Links ]

STILES, J. Neural plasticity and cognitive development. Developmental Neuropsychology, London, v. 18, n. 2, p. 237-272, 2000. [ Links ]

TANI, G. et al. Educacao fisica escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. Sao Paulo: Edusp, 1988. [ Links ]

WILLIAMS, L.; AIELLO, A. O inventario Portage Operacionalizado: intervencao com familias. Sao Paulo: Memnon, 2001. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.